Centro de Treinamento do Brasil, Granja Comary é reinaugurada em Teresópolis

26/03/2014 - 15:23
Casa da Seleção Brasileira passou por dez meses de reforma e foi entregue nesta quarta. Equipe se apresenta em 26 de maio para o início da preparação para a Copa de 2014

A Granja Comary, Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, foi reinaugurada nesta quarta-feira (26.03), em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. O descerramento da placa foi realizado às 11h.

“Estive aqui antes com o Felipão e o Parreira. Eles me disseram que não havia lugar maia adequado para preparar a Seleção para a Copa de 2014 do que a Granja Comary. Só que as instalações estavam todas obsoletas, o que nos deixava com um grande desafio, de botar tudo abaixo e começar a construção do zero. Hoje, tenho o orgulho e o privilégio de entregar à nossa comissão técnica e, sobretudo, aos nossos jogadores que para cá virão, a nova Granja Comary”, disse o presidente da CBF, Joé Maria Marin.

Após o pronunciamento, Marin fez o gesto simbólico da entrega das chaves da Granja Comary ao técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari.

“Aqui teremos todas as condições de fazer uma grande preparação para tentar a conquista do hexa. Se quiserem cobrar alguma coisa, cobrem da gente”, disse Felipão.

O técnico destacou também o nível de segurança, conforto e privacidade da nova Granja Comary. “Os jogadores encontrarão tudo semelhante ou melhor do que estão acostumados em seus clubes na Europa. A Granja Comary ficará como uma grande herança para muitos técnicos, que aqui trabalharão e para as jovens promessas do futebol brasileiro”, completou.

A convocação da equipe que disputará a Copa do Mundo da FIFA 2014 será feita em 7 de maio. Os jogadores se apresentarão no CT de Teresópolis em 27 de maio para o início da preparação para o Mundial.

Estrutura

Foram 10 meses de obras nos cerca de 8,5 mil m² de área construída da Granja Comary, que tem um terreno de 149 mil m². A reforma foi dividida em cinco setores.

Somente jogadores e comissão técnica terão acesso ao Setor 1. No local, apenas as fundações foram mantidas e quase tudo foi reconstruído. Agora, os 22 apartamentos duplos de antigamente deram lugar a 30 suítes individuais e seis duplas.

O Setor 1 ainda contará com sala de convivência, para jogadores receberem parentes, além do salão de jogos com sinuca, pingue-pongue e totó, sala de videogame, uma academia exclusiva, sala especial para departamento médico e outra para fisioterapia, barbearia, odontologia, podologia, farmácia, toda a área de serviços, com lavanderia, almoxarifado e estamparia, além do restaurante da Seleção.

O Setor 2, que compreende a parte de vestiários, campos e academia próxima ao campo, também passou por reforma. O vestiário da Seleção, por exemplo, agora é personalizado. Ele conta com área separada para comissão técnica e outra para os jogadores, spa com duas banheiras de hidromassagem para recuperação pós-treino ou jogo, sauna seca e a vapor e mais duas banheiras destinadas à crioterapia. Ao lado, fica o vestiário dos visitantes.

Próximo aos vestiários, no mesmo setor, a academia foi totalmente modernizada, com aparelhos de última geração. Ainda foram criadas uma sala de fisiologia e outra sala para o departamento médico e para a fisioterapia. Também ficarão próximas a rouparia da Seleção, a parte administrativa da CBF e a sala da Escola Brasileira de Futebol. Ainda no Setor 2, um dos três campos do CT foi todo preparado para os treinos pré-Copa do Mundo. A mesma empresa que instalou os gramados do Mundial foi a responsável pela reforma, observando os mesmos padrões de grama e irrigação.

O Setor 3 é o ginásio poliesportivo, que também passou por obras. O piso foi trocado, passando a ser de lisonda, todo o telhado foi reconstruído para arrumar algumas falhas, e os banheiros masculino e feminino foram reformados.

No Setor 4, estão algumas das novidades mais interessantes no que diz respeito à recuperação e ao tratamento de jogadores com lesão. A piscina foi construída para possibilitar ao fisioterapeuta, médico ou preparador físico observar o movimento do jogador debaixo da água: uma parte dela é transparente, fechada por vidro, com uma área de exposição para os profissionais da área.

Além da piscina, o Setor 4 ainda conta com o Caminho das Águas. Essa instalação permite aos fisioterapeutas uma alternativa na recuperação de jogadores, já que ali é possível realizar trabalhos diferenciados em um circuito com água rasa, corrente e um fundo de pedras.

No Setor 5, o destaque é a arquibancada voltada para os campos de treinamentos da Seleção, que agora tem capacidade para receber 180 pessoas. Foi criado também um estacionamento exclusivo para atender a imprensa com 1800 m², além de outro para convidados e prestadores de serviço, com 600 m².

Pela Granja Comary já passaram inúmeros craques ao longo de pouco mais de 27 anos de história. Ela foi inaugurada em 31 de janeiro de 1987.

Fonte: CBF

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
Taffarel será o preparador de goleiros, enquanto Mauro Silva ocupará o cargo de assistente técnico, criado para ser rotativo. Andrey Lopes será o auxiliar
+
Coordenador geral de seleções, Gilmar Rinaldi, confirmou que o Brasil será comandado pelo treinador da equipe de base, Alexandre Gallo, nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Novos membros da comissão técnica serão anunciados em breve
+
Aeroportos, segurança pública e atrativos turísticos têm mais de 80% de aprovação entre os profissionais de imprensa
+