Adolescente com paralisia cerebral dá primeiro chute deste domingo na Fonte Nova

07/04/2013 - 14:58
Arthur Nascimento, de 12 anos, consegue andar graças a uma vestimenta com tecnologia russa. Momento emocionou o público já presente

Foto: BA Press/Divulgação#Arthur Nascimento no momento do pontapé inicial

Antes do início da programação cultural preparada para a inauguração da Fonte Nova, um momento de emoção tomou conta do novo estádio, que já está bem cheio para o clássico. Arthur Nascimento, de 12 anos, um garoto com paralisia cerebral, deu o primeiro chute na arena neste domingo (07.04).

Arthur, que é de Belém, do Pará, vivia preso a uma cadeira de rodas, mas a família ficou sabendo de um tratamento inovador desenvolvido com exclusividade na Bahia pelo NACPC, Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral.

Trata-se do uso de uma vestimenta, baseada na tecnologia usada em trajes de cosmonautas russos, para o ganho de força muscular. A vestimenta consegue erguer a postura do garoto, estimulando músculos e a corrente sanguínea. Com o tratamento, Arthur já consegue andar com o auxílio de muletas.

“Queria dizer que ser deficiente não é ser incapaz. Quero que todos se divirtam e voltem pra casa em paz”, disse Arthur, após o chute inicial.

O público já presente à arena calou-se e depois aplaudiu bastante. “Achei ótimo, é superação, é uma vida nova que ele está criando”, disse Adilson Ramos, torcedor do Bahia.

» Antes e depois: veja comparações de fotos da construção com a Fonte Nova finalizada

» Confira galeria de imagens do evento de inauguração

Carol Delmazo – Portal da Copa
 

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+