Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 começa hoje

30/07/2011 - 15:38
A atenção de mais de 600 milhões de pessoas ao redor do planeta estará voltada para o Rio de Janeiro. O evento terá uma hora e quarenta minutos de duração.

A atenção de mais de 600 milhões de pessoas ao redor do planeta estará voltada para o Rio de Janeiro, neste sábado (30.07) a partir das 15h. O sorteio preliminar das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 será conduzido pelo secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, e transmitido, ao vivo, para dezenas de países.

O evento terá uma hora e quarenta minutos de duração e contará com presenças ilustres como a presidenta Dilma Rousseff, quatro ministros de Estado, Orlando Silva (Esporte), Helena Chagas (Comunicação Social da Presidência), José Eduardo Cardozo (Justiça), Pedro Novaes (Turismo), o presidente da FIFA, Joseph Blatter, além de governadores, prefeitos das cidades-sede e dirigentes de futebol de todo o mundo.

A estrutura de 14 toneladas montada na Marina da Glória vai ser palco para craques do passado e do presente. Os primeiros assistentes para o sorteio a entrarem em cena serão Cafu e Neymar, que revelarão o caminho a ser percorrido pelas equipes africanas para conquistar vaga na Copa do Mundo no Brasil.

Em seguida, entram Zico e Lucas para o sorteio da Ásia, Bebeto e Fellipe Bastos, para o da América do Norte, Central e Caribe, Zagalo e Lucas Piazon para o da Oceania e, por fim, às 16 horas e 21 minutos, será a vez de Ronaldo “Fenômeno” e Paulo Henrique Ganso assessorarem o sorteio da Eliminatória Européia. As estrelas do futebol terão as companhias das cantoras Ivete Sangalo e Ana Carolina, dos músicos Ivan Lins e Daniel Jobim, além da Orquestra Sinfônica Heliópolis.

Foram 203 seleções inscritas para o sorteio, sendo que 166 vão saber os adversários e possíveis encadeamentos nas Eliminatórias de cinco continentes. O Brasil, como país-sede já está classificado e as outras nove equipes da América do Sul não participam do sorteio, pois a classificatória é no formato de turno e returno. Serão 824 confrontos para definir os donos das 31 vagas restantes para a disputa da 20ª edição da Copa do Mundo FIFA.

Ascom - Ministério do Esporte

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+