Vídeo: conheça o Terminal de BRT Alvorada, que receberá 600 mil pessoas por dia no Rio de Janeiro

10/10/2012 - 12:22
Área será uma central para as linhas da Transcarioca e da Transoeste

Uma reportagem em vídeo publicada pelo site Cidade Olímpica mostra detalhes do Terminal Alvorada. O local, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, receberá cerca de 600 mil pessoas diariamente quando as linhas de BRT Transoeste e Transcarioca estiverem operantes.

A arquitetura do ambiente será uma espécie de origami gigante. Lá, os usuários do BRT – ou Ligeirão – passearão por um túnel que lembrará uma praça subterrânea cercada por serviços diversos. A expectativa é que 220 mil pessoas passem por lá para pegar a Transoeste, em direção à Zona Oeste, e outras 400 mil sigam para a Transcarioca em direção à Zona Norte da cidade.

“A gente tem aqui um movimento muito forte de manhã vindo, e muito forte de tarde, indo. Então a gente precisa de um local para armazenar os ônibus para que, nesses horários de pico, tenhamos mais ônibus servindo a população. Por isso tem toda uma faixa dedicada a estacionamento de BRTs”, explica o engenheiro responsável pela obra, Eduardo Fagundes.

A obra está cercada de cuidados ambientais. A iluminação, por exemplo, além de ser toda em LED – que gasta menos energia e tem mais eficiência –, terá um controle automático para aumentar a luminosidade quando houver mais gente no local, e diminuir quando o número de pessoas for menor.

“Teremos também economia de água. Haverá uma grande área coberta, e numa parte dela vamos usar para captar água e reutilizá-la nos banheiros”, explica o arquiteto responsável pelo projeto, Jozé Cândido.

Fonte: Cidade Olímpica

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+