Conheça detalhes dos centros de treinamento de Austrália e Camarões

02/05/2014 - 22:51
Ministro do Esporte visitou as estruturas que estão sendo preparadas no Espírito Santo

Fotos: Paulino Menezes/Portal da Copa/ME#Ministro elogiou a qualidade do gramado do Estádio Engenheiro Alencar de AraripeAs obras dos estádios Engenheiro Araripe e Kleber Andrade, que serão utilizados como Centros de Treinamento de Seleções (CTSs) durante a Copa do Mundo, foram vistoriadas nesta sexta-feira (2.05) pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. O Engenheiro Araripe, que receberá a delegação da Austrália, e o Cleber Andrade, local de treinamento da Seleção de Camarões, ficam no município de Cariacica, na Grande Vitória.

Localizado numa área de 72 mil metros quadrados,  o Estádio Engenheiro Alencar de Araripe pertence à Desportiva, clube de futebol mais tradicional do Espírito Santo. A estrutura que será oferecida aos australianos é composta por dois campos de futebol – sendo um oficial, no padrão estabelecido pela FIFA –, quatro torres de refletores, cabine para imprensa e vestiários climatizados. As arquibancadas têm capacidade para 8 mil torcedores.

Acompanhado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e pela secretária de Esportes e Lazer, Lilian Siqueira, o ministro ensaiou embaixadas no campo principal e conferiu um dos vestiários. As obras devem estar concluídas no fim de maio. O gramado, que segue as especificações da FIFA para as 12 arenas da Copa, foi elogiado por Aldo Rebelo.

Do Engenheiro Araripe, o ministro do Esporte seguiu para o Estádio Kleber Andrade, que faz parte de um complexo esportivo do governo estadual, numa área de 80 mil metros quadrados. As obras, que serão entregues para os treinamentos da Seleção de Camarões também no fim de maio, incluem a reforma do gramado e dos vestiários, a instalação de cadeiras nas arquibancadas e a construção de quatro camarotes para atender a imprensa. Numa segunda fase, que ficará pronta em dezembro, será reformado todo o complexo, com pista de atletismo, ginásio para artes marciais e estrutura para atividades educacionais e culturais.

“O fato de ter sido escolhido por duas seleções que vão disputar a Copa é uma demonstração da capacidade de organização do Espírito Santo”, disse Aldo Rebelo. “Também mostra o esforço do governo federal para nacionalizar os benefícios do Mundial e disseminar o legado dos grandes eventos esportivos”, completou.

Segundo o ministro, tanto o estádio privado quanto o complexo do governo estadual vão colaborar para o crescimento do futebol capixaba e para a universalização da prática esportiva. “O centro de treinamento do estado poderá ser utilizado por algum dos 200 países que participarão dos Jogos Olímpicos Rio 2016”, sugeriu Aldo Rebelo.

Espírito Santo - Centros de Treinamento de Seleções

Espírito Santo - Centros de Treinamento de Seleções

Centros de Iniciação ao Esporte

O governador Casagrande destacou a importância de receber duas seleções e reforçou a necessidade de investimentos públicos em infraestrutura esportiva: “Até o fim do ano, vamos contemplar no complexo do Estádio Estadual Cleber Andrade modalidades como futebol, atletismo e lutas, além de atividades educacionais”. Aldo Rebelo lembrou que o Ministério do Esporte aprovou a construção de cinco Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) em cinco municípios do Espírito Santo, além de investir recursos nos programas Segundo Tempo e Atleta da Escola – parceria com o MEC.

Antes de visitar as obras dos dois estádios, o ministro do Esporte participou de almoço no Galpão das Paneleiras, onde são fabricadas artesanalmente panelas de barro exportadas para o mundo inteiro. A agenda em Vitória ainda teve a apresentação, no Estádio Cleber Andrade, de selos alusivos à Copa do Mundo, produzidos pelos Correios.

Fonte: Ministério do Esporte

Notícias Relacionadas

Projeto da agência brasileira trouxe 2.300 empresários e investidores estrangeiros ao país. Estreitamento dos laços com empresas do Brasil tem o Mundial como pano de fundo
+
Organização calcula que 45 mil torcedores vibraram com vitória do Brasil. Desenho de coração foi formado por milhares de pessoas
+
Após vitória que agradou ao torcedor em Brasília, Seleção retorna ainda nesta segunda para Teresópolis. Se pudesse escolher, Felipão optaria por outro adversário
+
Rivais nas oitavas já se enfrentaram três vezes em mata-mata de Copas, todas vencidas pelos brasileiros
+