O Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, regiões localizadas no coração da capital federal, guardam alguns dos cartões postais mais famosos da cidade, como o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, a Catedral, a Torre de TV e o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, palco de sete partidas da Copa do Mundo FIFA 2014.
» Em dia histórico para a capital federal, Suíça e Equador abrem a Copa em Brasília
Visitar essa região é um dos programas obrigatórios dos turistas que desembarcam em Brasília. E, durante a Copa, esse passeio poderá ser feito de bicicleta.
Inaugurado em maio, o Projeto Bike Brasília espalhou, em 10 pontos estratégicos do Eixo Monumental e da Esplanada dos Ministérios, simpáticas bicicletas que podem facilmente ser retiradas e usadas no deslocamento durante a visitação aos monumentos da região. Nas primeiras duas semanas, mais de 13 mil pessoas já usaram as bicicletas e até o fim do ano o projeto prevê que 40 estações e 400 bikes estarão à disposição em diversas regiões do Distrito Federal.
Para ter acesso às bikes, é preciso fazer um cadastro no site Bike Brasília e pagar uma taxa anual de R$ 10. A partir daí, o interessado precisa apenas seguir alguns passos simples para ter acesso às bicicletas e poder usufruir do serviço durante e depois da Copa do Mundo.
O Portal da Copa testou o serviço, ouviu usuários e apresenta um vídeo especial sobre o serviço. Assista, aprenda como retirar as bicicletas e divirta-se!
Edição e imagens: Rodolfo Vilela
Reportagem: Luiz Roberto Magalhães, do Portal da Copa