Confira o esquema de mobilidade e segurança para Austrália x Holanda em Porto Alegre

17/06/2014 - 20:41
Mudanças no trânsito e restrições no acesso devem ser observadas por quem pretende circular nas imediações do Beira-Rio

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforçou o esquema especial de mobilidade de Porto Alegre para o segundo jogo da Copa no estádio Beira-Rio. Austrália e Holanda se enfrentam nesta quarta-feira, a partir das 13h. Os resguardos de estacionamento de veículos em vias próximas ao estádio foram ampliados para garantir boa circulação e segurança aos pedestres.

Os bloqueios têm início às 7h. Cerca de 600 agentes da EPTC irão monitorar a circulação, com auxílio de 97 câmeras. A avenida José de Alencar terá restrições. Somente serão permitidos o acesso de moradores e veículos em situação de emergência. Os corredores ficarão exclusivos para ônibus. Além da avenida José de Alencar, mais 10 vias ficarão bloqueadas total ou parcialmente, com restrição de veículos em sete vias próximas do estádio.

» Vai ao estádio? Saiba o que pode ser levado

» Holanda x Austrália se enfrentam a partir das 13h no Beira-Rio

As avenidas Padre Cacique e Edvaldo Pereira Paiva ficarão com restrição de fluxo nos dois sentidos. Somente veículos autorizados pela FIFA poderão circular. Em razão da Fan Fest, a avenida Edvaldo Pereira Paiva ficará bloqueada entre as avenidas João Goulart e Ipiranga.

Estacionamento proibido

Ficará proibido o estacionamento de veículos nos dois sentidos na primeira quadra da rua Silveiro com a José de Alencar, bem como em toda a extensão da avenida Praia de Belas. O viaduto Imperatriz Leopoldina, na avenida João Pessoa, ficará bloqueado ao trânsito de veículos, com desvio pela lateral e fluxo permitido em direção à aveida Loureiro da Silva e Túnel da Conceição.

Bloqueios e restrições de trânsito, a partir das 7h, nesta quarta-feira, 17:

» Av. José de Alencar, somente com acesso local e veículos em situação de emergência;
» Av. Edvaldo Pereira Paiva, entre a Ipiranga e a Padre Cacique, nos dois sentidos de circulação;
» Av. Padre Cacique, entre a Borges de Medeiros e a Edvaldo Pereira Paiva, nos dois sentidos;
» Av. Borges de Medeiros (Caminho do Gol), entre o Mercado Público e o Viaduto Dom Pedro I, somente na pista sentido Centro-Bairro;
» Av. Aureliano de Figueiredo Pinto (Caminho do Gol), entre a Borges de Medeiros e a Rótula das Cuias, sentido rótula-Borges;
» Rua Monroe, toda a via;
» Rua Otávio Dutra, entre a Padre Cacique e a rua Silveiro;
» Rua Dona Amélia, toda a via;
» Rua Gen. Oliveira Freitas, toda a via;
» Rua Miguel Couto, entre a Padre Cacique e a Silveiro;
» Rua Barão do Cerro Largo, entre a Padre Cacique e a rua Antenor Lemos. 

Transporte coletivo

Mais de 30 linhas de ônibus regulares atendem as proximidades do estádio. São 27 linhas da Zona Sul e as linhas transversais da Carris (T2, T2A, T5 e T7). Além delas, serão disponibilizadas quatro linhas especiais de ônibus para a Copa: Centro-Estádio, Aeroporto-Estádio, PUC-Estádio e a Jockey-Estádio. As linhas circulam somente nos dias de jogos, com valor de R$ 2,95.
Outra opção é a linha seletiva Aeroporto-Hotéis, ligando a chegada à Capital aos principais pontos de hospedagem em Porto Alegre. O valor do serviço executivo é de R$ 5.
Como o Brique da Redenção estará em funcionamento nesta quarta-feira, 18, as linhas de ônibus que atendem a avenida José Bonifácio terão os itinerários desviados como nos finais de semana, no seguinte percurso: Osvaldo Aranha, Ramiro Barcelos e Jerônimo de Ornelas.

Alterações nas linhas de ônibus

Em razão dos bloqueios e restrições de trânsito, a EPTC planejou o desvio de mais de 60 linhas regulares. As mudanças acontecem somente na região do Centro Histórico e nas linhas com terminal nas avenidas Borges de Medeiros ou Salgado Filho, em razão do Caminho do Gol.

Estacionamentos

Ao todo, serão cinco zonas de estacionamento, duas para veículos particulares e três para ônibus fretados e turismo. Nas áreas de restrição, com acesso somente à circulação de veículos de moradores ou funcionários, não será permitido estacionar nas vias.

Veículos particulares

Jockey Club – Av. Diário de Noticias s/nº. Capacidade de 2,5 mil vagas.
Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Avenida Ipiranga, 6681. Capacidade de 2 mil vagas.

Ônibus fretados ou turismo

Av. Praia de Belas (terreno próximo ao shopping) – Capacidade de 55 ônibus.
Cais do Porto (ao lado da Usina do Gasômetro) – Capacidade de 100 ônibus.
Cais do Porto (Armazém CESA) – Capacidade de 250 ônibus.

Segurança

Além da estrutura permanente montada no Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), haverá uma Delegacia Móvel da Polícia Civil posicionada sob o Viaduto Dom Pedro I, no encontro entre as avenidas Borges de Medeiros e José de Alencar. A Brigada Militar e a EPTC manterão postos de vistoria veicular nas áreas de acesso à zona exclusiva aos veículos credenciados pela FIFA pelos dois lados do estádio Beira Rio: no encontro entre as avenidas Ipiranga e Pinheiro Borda e na saída do Viaduto Pinheiro Borda. Duas plataformas de observação elevada também estarão na rua, sendo uma posicionada junto à Delegacia Móvel e a outra na área da FanFest. Dois Centros Integrados de Comando e Controle Móveis estarão na rua A, ao lado do estádio, e na Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Claudio Medaglia, do Portal da Copa em Porto Alegre

Notícias Relacionadas

Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+
Arena é a sétima construída para a Copa do Mundo a ter selo que atesta adoção de medidas sustentáveis na edificação. Capital gaúcha passa a ter dois palcos com registro do Green Building Council
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+
BRT carioca teve seis novas estações inauguradas neste fim de semana e liga a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão
+