Confira como foi o sorteio dos grupos da Copa do Mundo

06/12/2013 - 15:21
Brasil está no grupo de Croácia, México e Camarões. A Chave D reúne três campeões mundiais, com Uruguai, Inglaterra e Itália

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR#Jogadores que foram campeões mundiais, artistas que misturaram samba com hip hop e uma homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela: mais que o sorteio final da Copa do Mundo de 2014, o evento realizado nesta sexta-feira (06.12), na Costa do Sauipe (BA), transformou a definição da tabela do Mundial em um show que foi transmitido para o mundo todo.

O Brasil estreia no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo, diante da Croácia. O segundo jogo dos comandados de Luiz Felipe Scolari terá como palco o Castelão, em Fortaleza, diante do México, no dia 17 de junho. O confronto é o mesmo que ocorreu na segunda rodada da Copa das Confederações, com vitória do Brasil por 2 x 0. O último jogo da primeira fase será em Brasília, no Estádio Nacional Mané Garrincha, contra Camarões. Pela divisão do sorteio, o possível adversário do Brasil nas oitavas de final virá do Grupo B, que reúne Espanha, Holanda, Chile e Austrália.

» Felipão analisa adversários do Brasil e diz que gostou do grupo 

Grupos

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, comandou o sorteio das bolinhas ao lado da atriz Fernanda Lima. Para ajudá-lo, Valcke convocou oito ex-jogadores que foram campeões do mundo com suas respectivas seleções: o brasileiro Cafu, o inglês Geoff Hurst, o alemão Lothar Matthäus, o italiano Fabio Cannavaro, o francês Zinedine Zidane, o argentino Mario Kempes, o espanhol Fernando Hierro (campeão como diretor esportivo da Federação espanhola) e o uruguaio Alcides Ghiggia. Veja como ficou o sorteio:

GRUPO A

Brasil
Croácia
México
Camarões

GRUPO B

Espanha
Holanda
Chile
Austrália

GRUPO C

Colômbia
Grécia
Costa do Marfim
Japão

GRUPO D

Uruguai
Costa Rica
Inglaterra
Itália

GRUPO E

Suíça
Equador
França
Honduras

GRUPO F

Argentina
Bósnia-Herzegovina
Irã
Nigéria

GRUPO G

Alemanha
Portugal
Gana
Estados Unidos

GRUPO H

Bélgica
Argélia
Rússia
Coreia do Sul

Como foi o sorteio

#Clique na imagem e veja a divisão de jogos por cidadeNelson Mandela, que faleceu nesta quinta-feira (5.12), foi homenageado no início da apresentação, logo depois de mensagens gravadas pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, e pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin. Um vídeo no telão mostrou momentos da vida de Mandela, com foto na sua participação para levar a Copa à África do Sul, em 2010.  

Mais para frente, depois da primeira apresentação musical, que uniu a cantora Alcione e o rapper Emicida para interpretarem a música "Brasil Pandeiro", o presidente da FIFA, Joseph Blatter,  e a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, pediram um minuto de silêncio em memória do líder sul-africano. “O Brasil e o povo brasileiro se inclinam diante de sua memória”, disse a presidenta Dilma.

Após a homenagem, Dilma Rousseff afirmou esperar que o Brasil faça a “Copa das Copas”. “Eu acho que a Copa no Brasil tem um significado especial, porque no Brasil o futebol está em casa. O futebol está no coração de cada um e de todos os brasileiros e essa será uma Copa para ninguém esquecer. O Brasil está muito feliz em receber todos nesta Copa, porque somos um povo alegre e acolhedor. Os visitantes terão oportunidade de conhecer um pais multicultural e empreendedor, uma terra de oportunidades, um Brasil que honra a sua cultura e as suas tradições, um Brasil que preserva o imenso patrimônio de sua biodiversidade, e um país que enfrentou o desafio de acabar com a miséria e criar oportunidade para todos”, afirmou Dilma.

Blatter aproveitou para destacar o caráter agregador do futebol. “O futebol serve para conectar pessoas e construir pontes. Por isso, faço um apelo: vamos nos unir para a Copa e, para os torcedores do mundo, digo que a Copa vai ser maravilhosa”, disse.

» Infográficos traçam radiografia da Copa do Mundo nas 12 sedes

A presidenta Dilma também se disse animada com o desempenho da Seleção Brasileira, fazendo questão de elogiar Pelé, Ronaldo Fenômeno e o atual técnico do time canarinho, Luiz Felipe Scolari.  “Eu como torcedora estou muito animada com a nossa seleção. O Brasil é a única seleção pentacampeã do mundo e, além disso, nós somos o único país que esteve em todas as Copas. Temos uma história de sucesso no futebol e hoje nós temos uma seleção forte, cheia de novos craques geniais”, concluiu.

Na sequência, um vídeo apresentou a histórias das Copas e o técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, foi chamado ao palco pelos apresentadores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert para levar a taça do torneio, já que a Espanha é a atual campeã do mundo.

Antes da apresentação de todas as seleções participantes da Copa de 2014, a cantora Vanessa da Mata e o cantor Alexandre Pires cantaram a música “Um a zero”. Depois, Ronaldo Fenômeno comparou a dificuldade de ser o maior goleador da história das Copas com o desafio de organizar um Mundial. “Fazer 15 gols foi fácil comparado a organizar uma Copa, mas eu tenho certeza que, com um trabalho de anos e de milhares de pessoas, a gente vai fazer e entregar a melhor Copa do Mundo de todos os tempos”, afirmou.

O sorteio final da Copa também teve espaço para a dança. O mascote da Copa, o tatu-bola Fuleco, entrou no palco acompanhado da jogadora Marta e do ex-atacante Bebeto e arriscou alguns passos de samba. Depois, a companhia de dança Deborah Colker fez um show que mostrou as semelhanças entre os movimentos artísticos e os de uma partida de futebol. 

Antes do sorteio das bolinhas propriamente dito, Pelé entrou em cena e se disse confiante na Seleção Brasileira. “Eu tenho uma confiança muito grande no Brasil, acho que o Brasil vai disputar a final. Tem uma coisa que já falei algumas vezes, mas não sai da minha memória. Na Copa de 1950, eu vi meu pai chorando quando o Brasil perdeu. Eu era garotinho. Então eu não quero que meus filhos me vejam chorando nessa Copa não, tenho certeza que o Brasil vai ganhar e quero dizer a toda a família do futebol no mundo que o Brasil está esperando vocês de braços abertos”, disse o rei do futebol.

Após a definição das chaves, um show que uniu a cantora baiana Margareth Menezes e o grupo Olodum encerrou o sorteio final da Copa do Mundo.

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Partidas no Rio de Janeiro, Recife, Manaus e Porto Alegre sofreram mudanças de horário
+
Mesmo se não chegarem à final, Argentina, Espanha e França sentirão o gostinho de disputar uma partida no mais famoso estádio do mundo. Bósnia, Chile, Bélgica, Rússia e Equador também jogarão lá
+
Brasil, Alemanha e Uruguai jogarão na capital cearense. Partida entre Brasil x México reedita confronto da Copa das Confederações
+
Dilma Rousseff convidou os estrangeiros a virem ao Mundial de 2014 e ressaltou que o país enfrentou o desafio de acabar com a miséria e criar oportunidades para todos
+