Confira como estão as intervenções nas seis arenas em obras para a Copa

24/10/2013 - 13:27
Imagens retratam os estádios de Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo, que ultrapassaram 80% de conclusão. Reveja também os detalhes dos palcos inaugurados

As últimas seis arenas da Copa do Mundo de 2014, que têm previsão de entrega em dezembro deste ano, ultrapassaram 80% de conclusão das obras. Confira um panorama do andamento dos trabalhos nos estádios de Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo, que se juntarão aos de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador (já inaugurados) para sediar os jogos do Mundial. As imagens são da equipe do Ministério do Esporte/ Portal da Copa e foram captadas em setembro. Reveja também os detalhes dos palcos da Copa das Confederações nos links no final do texto.    

» Cuiabá

A Arena Pantanal, palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, fechou o mês de setembro com 85% das obras concluídas, de acordo com secretaria de Copa de Mato Grosso. Com diversas frentes de trabalho em andamento, reunindo 1.750 operários, o estádio tem previsão de conclusão para dezembro deste ano.

Sete estruturas metálicas que integram a cobertura do estádio, em Cuiabá, foram instaladas nos setores Oeste e Leste neste mês. A instalação completa da cobertura metálica dos setores Norte e Sul foi concluída. Nestes locais, os trabalhos estão concentrados na instalação das telhas metálicas.

Além da cobertura, as fases em destaque são o acabamento dos banheiros, com assentamento de cerâmicas, instalação de sanitários, torneiras e mictórios, fixação de vidros, camarotes, testes em elevadores e paisagismo. A Arena Pantanal terá 44 mil lugares.

» Curitiba

Os trabalhos de reforma da Arena da Baixada, em Curitiba, chegaram a 82,73% de conclusão no fim de setembro, conforme informou a construtora responsável pelo projeto. Com previsão de entrega para dezembro e capacidade para 43 mil torcedores, o estádio vai receber quatro jogos válidos pela Copa do Mundo de 2014.

Os principais avanços do último mês foram os ajustes feitos nas vigas principais da estrutura metálica da cobertura e também a colocação de diversas vigas secundárias. Além disso, estão sendo feitos trabalhos de acabamentos internos e na área do futuro estacionamento. Os sistemas hidrossanitário, elétrico, de TI e ar condicionado estão sendo instalados.

A área do gramado recebeu a movimentação de terra e está no nível adequado. O início dos serviços no campo, como a construção dos sistemas de drenagem e irrigação, está previsto para o mês de novembro.

» Manaus

A membrana na estrutura metálica da cobertura e da fachada da Arena da Amazônia, em Manaus, começou a ser instalada. Serão 31 mil m² de material em 252 peças. A previsão é de que o serviço seja concluído até o fim do ano. As obras estão 86,98% executadas.

Os trabalhos avançam também na instalação dos vidros e na construção das paredes internas dos camarotes. Os aparelhos de ar condicionado estão sendo instalados e os elevadores devem começar a ser colocados nesta semana. Mais de 14 mil assentos foram fixados nas arquibancadas superiores e inferiores.

A Arena da Amazônia vai sediar quatro partidas da Copa do Mundo de 2014 e tem previsão de conclusão para dezembro deste ano. O estádio terá capacidade para 44 mil torcedores.

» Natal

Na reta final das obras, a Arena das Dunas, em Natal, alcançou 90,75% de conclusão no fim de setembro, de acordo com a Secopa do Rio Grande do Norte. O estádio receberá quatro partidas da Copa do Mundo de 2014.

As frentes de trabalho estão concentradas na cobertura do estádio, que terá 20 “pétalas”, e nas instalações elétricas, hidráulicas, hidrossanitárias, além do acabamento interno dos camarotes. O campo já foi plantado e recebeu o primeiro corte.

Atualmente, 1.800 operários trabalham no local, divididos em três turnos. Com previsão de entrega para dezembro de 2013, a Arena das Dunas terá capacidade para 42 mil pessoas durante o Mundial, sendo 10 mil assentos temporários.

» Porto Alegre

O estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, está com todas as 65 folhas de P1 e P2 (que formam a base da estrutura da cobertura) instaladas.  As peças são compostas por quatro partes (P1 a P4). O cronograma prevê a conclusão da estrutura metálica até o fim de novembro. As obras na arena estão 87,5% finalizadas.

O campo de 105m x 68m está com o plantio da grama, da espécie Bermuda Tif Grand, finalizado e com as marcações feitas. Cerca de 1.500 assentos dos quase 50 mil lugares da arena estão colocados. As 14 torres de acesso foram concluídas e os 130 camarotes estão em fase de acabamento. Também está sendo construído o edifício garagem, com três mil vagas.

Sede de cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014, o Beira-Rio tem entrega prevista para dezembro de 2013.

» São Paulo

Com a instalação da quinta peça metálica da cobertura da arquibancada norte da Arena Corinthians, em São Paulo, as obras de construção do estádio estão 92% finalizadas, segundo a construtora responsável pelo empreendimento. São cerca de sete mil toneladas, somando-se todas as peças instaladas em todos os setores.

Atualmente, 1.560 técnicos e operários trabalham na obra. Eles concentram seus trabalhos no acabamento de pisos, paredes, camarotes, banheiros (a maioria já está pronta), vestiários e dos muros que marcam os limites do terreno de quase 200 mil m². A grande fachada de vidro do prédio oeste já está praticamente pronta.

O estádio paulista tem previsão de entrega em dezembro deste ano. Palco da abertura da Copa e de outros cinco jogos, o local terá capacidade para 68 mil pessoas durante o torneio. No total, 20 mil assentos serão temporários.

» Confira abaixo os detalhes das seis arenas que já foram entregues para a Copa do Mundo

Belo Horizonte

Brasília

Fortaleza

Recife

Rio de Janeiro

Salvador

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+