Com show de James Rodríguez, Colômbia elimina o Uruguai no Maracanã

28/06/2014 - 19:15
Camisa 10 fez os dois gols de sua equipe na vitória por 2 x 0

Foto: Getty Images#Golaço! O goleiro Muslera voou, mas não conseguiu evitar que o chute de James Rodríguez entrasse no primeiro gol da Colômbia

Aos 22 anos, James Rodríguez escreveu seu nome na história do futebol colombiano. O camisa 10 da seleção sul-americana marcou duas vezes – um deles um golaço – e foi o grande nome da vitória da Colômbia sobre o Uruguai, por 2 x 0, neste sábado (28.06). O show de Rodríguez foi assistido por 73.804 pessoas no Maracanã. O colombiano chegou aos cinco gols e é o artilheiro da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Pela quinta vez disputando o Mundial, a Colômbia nunca tinha passado das oitavas de final. A melhor campanha havia sido na Copa de 1990, na Itália. Além disso, a equipe não disputava a competição desde 1998, na França. Para o Uruguai, a eliminação ficou marcada por um grande feito: o 50º jogo da Celeste em Copas.

No Maracanã, a festa foi toda da torcida colombiana. Em peso no estádio, eles aproveitaram a grande atuação dos jogadores para provocar os uruguaios. Mas também ouviram brincadeiras dos brasileiros. “Ô Colômbia, pode esperar, a sua hora vai chegar”, gritou a torcida do Brasil. As duas seleções se enfrentam na próxima sexta-feira (04.07), no Castelão, em Fortaleza, às 17h.

» Colombianos esperam por grande jogo contra o Brasil. Treinador uruguaio diz que James Rodríguez é o melhor da Copa

Foto: Getty Images#Primeiro tempo

O belo futebol apresentado na fase de grupos pelos colombianos continuou a encantar os torcedores no Maracanã. Desde o começo a equipe foi melhor que o Uruguai em campo, com mais posse de bola e jogadas perigosas. O quarteto ofensivo formado por James Rodríguez, Jackson Martínez, Téo Gutiérrez e Juan Cuadrado era a aposta da Colômbia para chegar ao gol.

Aos 11, Zuñiga, outro jogador perigoso, avançou pela direita e obrigou o goleiro Muslera a trabalhar efetivamente pela primeira vez com um chute de longa distância. A defesa uruguaia tinha trabalho para impedir as perigosas jogadas de linha de fundo.

Aos 26, no entanto, uma jogada de craque do camisa 10 James Rodríguez abriu o placar. Ele recebeu passe de cabeça na intermediária, matou a bola no peito e bateu de primeira, sem deixar ela cair. A finalização bateu no travessão antes de entrar. Golaço da Colômbia no Maracanã.

Mesmo em vantagem, a Colômbia seguiu melhor em campo. O Uruguai só assustou em um lance de bola parada. Aos 33, Cavani cobrou falta perigosa, mas a bola acabou saindo por cima do gol. Atrás no placar, os uruguaios ensaiaram uma pressão no fim da primeira etapa, mas a defesa colombiana anulou bem as jogadas, segurando o 1 x 0.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Uruguai voltou buscando mais o jogo. Partindo para o ataque, a Celeste abriu espaços para o contra-ataque da Colômbia. E logo aos 4 minutos veio o segundo gol. Após bela troca de passes, a bola foi colocada na esquerda para o lateral Armero, que cruzou na medida para Cuadrado. Consciente, ele cabeceou para trás e achou James Rodríguez sozinho no meio da área para marcar seu segundo gol na partida, o quinto na Copa do Mundo.

O gol forçou duas alterações no Uruguai. Saíram Forlán e Álvaro Pereira e entraram Ramíres e Stuani. As alterações do técnico uruguaio surtiram efeito e a equipe passou a manter mais a posse de bola e assustar o goleiro Ospina. Aos 13, ele segurou chute perigoso de Álvaro Gonzáles. Aos 19, foi a vez de Cristian Rodríguez bater de longe, obrigando o arqueiro colombiano a trabalhar bem de novo.

A Colômbia aceitou a pressão do oponente e passou a focar apenas na defesa, diminuindo os contra-ataques. A postura chamou ainda mais o Uruguai para cima. Aos 39 minutos, Cavani, principal nome do ataque uruguaio após a suspensão de Suárez, bateu rasteiro com perigo, mas Ospina impediu novamente o gol. Os últimos minutos tiveram apenas bolas levantadas na área da Colômbia, mas todas defendidas com segurança pelo goleiro da seleção sul-americana. Classificação histórica para os colombianos e fim da linha para os uruguaios.

Colômbia x Uruguai - Maracanã

Colômbia x Uruguai - Maracanã

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+
Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+