Com montagem da cobertura em andamento, Arena da Baixada chega a 75,11% de avanço

19/08/2013 - 17:07
Estádio de Curitiba para a Copa do Mundo de 2014 recebe comitiva do governo federal, FIFA e Comitê Organizador Local (COL) nesta segunda-feira

As obras da Arena da Baixada, em Curitiba, chegaram a 75,11% de conclusão, conforme informações divulgadas pelo Clube Atlético Paranaense, nesta segunda-feira (19.08), data que o estádio recebe uma comitiva do governo federal, da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL). No último mês, foi concluída a arquibancada do setor Basílio Itiberê. Além disso, a primeira viga principal da estrutura metálica da cobertura foi finalizada e a outra já está sendo instalada, assim como as vigas secundárias.

Divulgação CAP#

A área do gramado está no nível necessário, pronto para o início da construção do campo de jogo. O espaço será reconstituído com sistemas de drenagem e irrigação. Por ora, a área abriga os andaimes e guindastes para montagem da cobertura, o que impede o início das intervenções no gramado.

As instalações de toda a parte hidrossanitária dos vestiários e arquibancadas (esgoto, água potável e água de reuso) estão em andamento e também foram iniciados os trabalhos nas partes elétricas, de Tecnologia da Informação e de ar-condicionado.

Os serviços de alvenaria em todos os níveis internos estão em execução, sendo que nos banheiros, lanchonetes, salas técnicas e vestiários o serviço de reboco teve início.

Reforma

A Arena da Baixada passou por demolições em vários setores para ampliação e adaptação do estádio às normas da FIFA. Camarotes, cabines de imprensa, escadas de acesso, bilheterias, fosso, lojas internas, vestiários, academia e churrascaria foram alguns dos espaços que sofreram mudanças. Também foi removida a estrutura de concreto no último nível dos degraus das curvas do setor Getúlio Vargas para a construção das esquinas e complementação dos degraus para a uniformização das arquibancadas.

As torres foram retiradas para eliminação de todos os pontos cegos da arena. Foi concluída ainda a demolição do primeiro prédio do Exército, liberando a área para os serviços necessários. O local receberá elementos da entrada principal do estádio e a construção do enquadramento do prédio (esquina).

Curitiba receberá quatro partidas da Copa do Mundo da FIFA, todas válidas pela primeira fase. A Arena da Baixada, palco dos jogos, terá capacidade para 41 mil espectadores, com investimento de R$ 234 milhões, sendo R$ 131 milhões via financiamento federal. A previsão de conclusão das obras é dezembro de 2013.

Fonte: Arena CAP

Notícias Relacionadas

Estruturas como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, usado no Mundial, foram empregadas na competição de vela que está sendo realizada no Rio de Janeiro
+
Terminais que tiveram obras entregues foram os melhores avaliados em levantamento realizado entre abril e junho
+
Ações do Mundial foram apresentadas a gestores públicos em encontro no Palácio do Planalto. Pronatec Turismo registrou mais de 166 mil matriculados até o início do torneio
+