Colômbia reage, empata com o Chile e garante vaga na Copa de 2014

11/10/2013 - 20:22
Chilenos abriram vantagem de 3 x 0 em Barranquilla, mas colombianos correram atrás do resultado que garantiu a equipe no mundial do Brasil

Os colombianos  estão de volta à Copa do Mundo. Em jogo realizado em Barranquilla (COL) nesta sexta (11.10),  o time da casa empatou com o Chile por 3 x 3 e saiu de campo classificado para o mundial do Brasil de 2014.

Mas a classificação foi suada. Os chilenos fizeram o primeiro gol aos 19 minutos do primeiro tempo com uma cobrança de pênalti de Vidal. Três minutos, depois Alexis Sánchez ampliou o placar, após jogada de Valdivia e Vargas.  Sánchez também fez o terceiro, aos 30.  A Colômbia começou a reação aos 24 do segundo  tempo, com gol de Gutierrez. Coube a Falcao García empatar o jogo, com duas cobranças de pênalti, aos 30 e aos 39 da etapa complementar.

Com o resultado, a Colômbia foi a 27 pontos, atrás somente da Argentina, já classificada. São quatro vagas diretas pelas eliminatórias sul-americanas e os colombianos não podem ser alcançados por mais três adversários faltando somente uma rodada para o fim das disputas.

O Chile, com o empate, caiu para o quarto lugar, com 25 pontos, mesmo pontuação do Equador, que subiu para o terceiro posto ao ganhar do Uruguai, em Quito, por 1 x 0, também nesta sexta. Os equatorianos têm melhor saldo de gols. Já os uruguaios estão em quinto, com 22 pontos e, pelo menos, já se garantiram na repescagem intercontinental contra a Jordânia. Na rodada final da próxima terça (15.10), Chile e Equador se enfrentam em Santiago, enquanto os uruguaios jogam com a Argentina em Montevidéu. Um empate classifica Chile e Equador. Caso haja um vencedor nesse jogo e o Uruguai supere a Argentina,  a última vaga direta será decidida no saldo de gols.

A participação na Copa de 2014  será a quinta dos colombianos. As outras edições foram as de 1962, 1990, 1994 e 1998. O melhor resultado  veio em 1990, quando a geração de Higuita e Valderrama chegou às oitavas de final, mas não superou a equipe de Camarões.

A Colômbia é o décimo quarto país a se garantir na Copa de 2014. Os demais são: Brasil (sede), Japão, Coreia do Sul, Austrália, Irã, Holanda, Itália, EUA, Costa Rica, Argentina, Bélgica, Suíça e Alemanha.

Portal da Copa

 

Notícias Relacionadas

Brasil enfrentará a Colômbia em 5 de setembro e o Equador no dia 9. Os jogos serão nos Estados Unidos
+
Aeroportos, segurança pública e atrativos turísticos têm mais de 80% de aprovação entre os profissionais de imprensa
+
O artilheiro do Mundial com seis gols ainda alcançou a terceira posição com o tento anotado contra o Japão, em enquete promovida pela FIFA
+
Ao todo, 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre 10/6 e 13/7. A cada 10 passageiros que desembarcaram no país, um passou pela capital
+