Os colombianos estão de volta à Copa do Mundo. Em jogo realizado em Barranquilla (COL) nesta sexta (11.10), o time da casa empatou com o Chile por 3 x 3 e saiu de campo classificado para o mundial do Brasil de 2014.
Mas a classificação foi suada. Os chilenos fizeram o primeiro gol aos 19 minutos do primeiro tempo com uma cobrança de pênalti de Vidal. Três minutos, depois Alexis Sánchez ampliou o placar, após jogada de Valdivia e Vargas. Sánchez também fez o terceiro, aos 30. A Colômbia começou a reação aos 24 do segundo tempo, com gol de Gutierrez. Coube a Falcao García empatar o jogo, com duas cobranças de pênalti, aos 30 e aos 39 da etapa complementar.
Com o resultado, a Colômbia foi a 27 pontos, atrás somente da Argentina, já classificada. São quatro vagas diretas pelas eliminatórias sul-americanas e os colombianos não podem ser alcançados por mais três adversários faltando somente uma rodada para o fim das disputas.
O Chile, com o empate, caiu para o quarto lugar, com 25 pontos, mesmo pontuação do Equador, que subiu para o terceiro posto ao ganhar do Uruguai, em Quito, por 1 x 0, também nesta sexta. Os equatorianos têm melhor saldo de gols. Já os uruguaios estão em quinto, com 22 pontos e, pelo menos, já se garantiram na repescagem intercontinental contra a Jordânia. Na rodada final da próxima terça (15.10), Chile e Equador se enfrentam em Santiago, enquanto os uruguaios jogam com a Argentina em Montevidéu. Um empate classifica Chile e Equador. Caso haja um vencedor nesse jogo e o Uruguai supere a Argentina, a última vaga direta será decidida no saldo de gols.
A participação na Copa de 2014 será a quinta dos colombianos. As outras edições foram as de 1962, 1990, 1994 e 1998. O melhor resultado veio em 1990, quando a geração de Higuita e Valderrama chegou às oitavas de final, mas não superou a equipe de Camarões.
A Colômbia é o décimo quarto país a se garantir na Copa de 2014. Os demais são: Brasil (sede), Japão, Coreia do Sul, Austrália, Irã, Holanda, Itália, EUA, Costa Rica, Argentina, Bélgica, Suíça e Alemanha.
Portal da Copa