COL divulga resultado da terceira janela de inscrições para CTS

04/10/2012 - 16:34
Foram mais 75 candidaturas para Centro de Treinamentos de Seleções. No primeiro semestre de 2013 haverá última oportunidade para cidades se candidatarem e segunda versão do catálogo

O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 recebeu mais 75 candidaturas para Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) na terceira janela de inscrições, encerrada no último domingo (30.09). O primeiro catálogo com os CTS foi divulgado no início de agosto e contou com 54 bases para as delegações que virão ao Mundial no Brasil. Está prevista uma segunda versão do catálogo para o primeiro semestre de 2013.

Nesta terceira janela de inscrições, 72 postulantes a receber seleções estão localizadas fora das 12 cidades-sede. O estado com o maior número de campos inscritos é São Paulo (12), seguido por Bahia (10), Rio Grande do Sul (8), Goiás (5), Pernambuco (5) e Rio de Janeiro (5). Além de Goiás, outros nove estados que não contam com sedes da Copa também fazem parte da lista: Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Entre os 75 candidatos, há 28 novos inscritos. Os outros 47 reapresentaram candidaturas.

O diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade, informou que uma quarta e última oportunidade para os municípios se inscreverem será aberta no primeiro semestre do próximo ano. Ele destacou a importância dos CTS para gerar uma visibilidade onde não haverá partidas oficiais.

"Os CTS desempenham um papel importantíssimo no legado de visibilidade internacional e infraestrutura esportiva que será deixado pela Copa do Mundo da FIFA. Nesse sentido, a participação de municípios do interior é fundamental, permitindo que os impactos positivos desse evento reverberem além das 12 sedes”.

Para receberem a visita dos técnicos do COL, os locais devem cumprir requisitos básicos, que incluem uma distância máxima até um aeroporto com capacidade de pouso para aeronaves de porte médio, uma distância máxima entre o hotel e o local de treinamento e um mínimo de 50 quartos. Cada opção do catálogo inclui um Centro de Treinamento e um hotel. Não há limite de CTS por cidade ou estado.

Vale lembrar que a escolha final dos CTS a serem usados é exclusivamente das equipes que virão à Copa do mundo. Algumas já estão comunicando as suas preferências à FIFA a partir deste primeiro documento. O prazo máximo para a definição por parte das seleções é logo após o sorteio do Mundial, na Costa do Sauípe, na Bahia, em 6 de dezembro de 2013.

Portal da Copa, com informações FIFA.com

Notícias Relacionadas

Mais de dois mil itens, entre televisores, computadores e telefones celulares, serão entregues a 64 escolas das doze sedes, além de 26 organizações não-governamentais
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Foi movimentado mais de um bilhão de reais na economia do estado, que recebeu 160 mil turistas estrangeiros e teve taxa média de ocupação hoteleira de 80%
+