Cidade de Florianópolis ganha visibilidade com Seminário de Seleções

20/02/2014 - 15:58
Exposição na mídia internacional é destacada pela prefeitura e pelo governo do estado

Foto: Pedro Oliveira/Portal da Copa/ME#O Seminário de Seleções não é um evento aberto à população de Florianópolis, já que acontece no Costão do Santinho e é restrito às 32 delegações da Copa do Mundo da FIFA 2014. Mas os cerca de 300 profissionais de imprensa que estão na cidade para cobrir o encontro estão levando o nome de Florianópolis para o mundo afora. Essa visibilidade é uma das principais vantagens de sediar o encontro, de acordo com representantes da prefeitura.

“Os temas do seminário são ligados à Copa e às sedes da Copa, não se fala de Florianópolis. Mas estamos entregando aos jornalistas um material bilíngue de divulgação da cidade. Eles vêm ao nosso estande, perguntam sobre Florianópolis e falam da cidade nas reportagens”, disse o diretor de marketing da Secretaria de Turismo da cidade, Marco Antônio Ramos.

Fornecedores de diversos serviços também foram acionados para a organização da estrutura do seminário. "Empresas de transporte, seguranças privados, serviço de tradução, material audiovisual, produção da cenografia, tudo isso foi contratado localmente pela FIFA. Vários segmentos saíram ganhando com o evento”, acrescentou Juliana Castanho, diretora-executiva do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau.

Juliana explicou que a prefeitura da cidade não injetou recursos no evento, mas auxiliou na operacionalização. O Governo do Estado de Santa Catarina investiu em vários aspectos como segurança pública, instalação de estruturas complementares, banquete receptivo, material de divulgação, entre outros. O valor total foi de R$ 3, 9 milhões.

Para o chefe de gabinete da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Gean Carlos Fermino, receber o Seminário das Seleções contribui para um reposicionamento do estado em relação ao turismo e ao esporte. “Florianópolis é uma cidade acostumada aos grandes eventos esportivos. Etapas e campeonatos internacionais de surf, motocross, ironman e tênis são alguns exemplos de como o esporte movimenta a cidade. O Seminário das Seleções é outro tipo de evento esportivo, que atrai mídia, negócios, patrocinadores e não temos a menor dúvida de que essa exposição é benéfica”, Fermino. Ele explicou que um trabalho de quantificação e qualificação da exposição da cidade na mídia também será realizado.

O Seminário das Seleções teve início em 18 de fevereiro e se encerrou nesta quinta (20.02). A maior parte dos jornalistas, entretanto, permanece na cidade até sexta, quando o Costão do Santinho receberá a reunião de diretoria do Comitê Organizador Local da Copa (COL). Uma entrevista coletiva será realizada logo após o evento.

» Acompanhe a cobertura do Portal da Copa para o Seminário de Seleções

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Visitantes gastaram US$ 6,9 bilhões no país. O resultado teve forte influência da Copa do Mundo
+
No confronto entre Brasil x Colômbia, pelas quartas de final, a lotação hoteleira de Fortaleza alcançou 97%
+
Ações do Mundial foram apresentadas a gestores públicos em encontro no Palácio do Planalto. Pronatec Turismo registrou mais de 166 mil matriculados até o início do torneio
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+