O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou no início da tarde desta segunda-feira (05.05) o Estádio José Bastos Padilha, no Rio de Janeiro. O local recebe os últimos retoques antes da chegada da seleção da Holanda, que usará as instalações como Centro de Treinamento durante a Copa do Mundo. O campo, mais conhecido como Gávea e de propriedade do Clube de Regatas Flamengo, foi reformado de acordo com as exigências da FIFA.
“Tenho certeza que a Holanda vai ter um equipamento à altura das maiores exigências e tem condições de causar a melhor impressão não apenas à seleção holandesa como aos jornalistas do país, que virão acompanhar a equipe no Brasil”, afirmou o ministro.
Para Rebelo, o futebol brasileiro vai se credenciar, a partir da Copa do Mundo, a oferecer serviços futebolísticos e não apenas jogadores para os mercados internacionais. "O Flamengo, como grande clube, vai poder não só vender mão de obra para o exterior, como terá uma estrutura para vender serviços de futebol. As instituições brasileiras vão se credenciando para isso e o Flamengo vai ocupar um lugar de destaque”, disse.
Segundo o diretor executivo do FlaGávea, Miguel Fernandez, o gramado terá um elevado padrão de qualidade. “Ouvi da empresa que fez a reforma que, pela incidência de luz e quantidade de chuvas, este campo fica no mais alto patamar”, assegurou.
Estrutura
O Estádio José Bastos Padilha fica no bairro da Gávea, na zona sul do Rio, e tem capacidade para 500 torcedores e dimensões dentro do padrão exigido pela FIFA (105 metros por 68 metros).
A grama, plantada em 2012, é da espécie Bermuda Celebration, a mesma usada no Estádio Maracanã, e passou por um processo de rasparem e nivelamento nos últimos meses. O campo também teve o sistema de drenagem refeito e a irrigação, que antes era feita de forma manual, agora é totalmente automatizada.
O estádio, dentro do clube social do Flamengo, conta com vestiários, que também estão sendo reformados. O clube e o Comitê Organizador Local (COL) ainda não sabe se a seleção holandesa irá utilizá-lo, porque a delegação ficará hospedada no Hotel Caesar Park, em Ipanema, que tem 221 acomodações e fica a apenas dois quilômetros (cinco minutos) do Centro de Treinamento de Seleções.