Cem dias para a Copa: números traduzem curiosidades do evento

04/03/2014 - 00:03
Grupo D reúne três seleções campeãs do mundo. Seleção da Bósnia é a única estreante em 2014

Além de legado em obras de mobilidade urbana, aeroportos, portos, na qualificação de profissionais e no aprimoramento da infraestrutura esportiva, de segurança e de saúde nacionais, a Copa do Mundo também reúne curiosidades que se traduzem em números. A FIFA divulgou, nesta terça-feira (04.03), uma numerária, que, somada, resulta em 100 - o número de dias restantes até o início do torneio. Confira:

1. A única seleção estreante na Copa é a Bósnia e Herzegovina, que será a nação de número 77 a participar de um Mundial.

2. Dois países disputarão a sua centésima partida de Copa em solo brasileiro. O primeiro será a Alemanha, no dia 16 de junho, contra Portugal. O Brasil passará pela mesma experiência no dia 23, diante de Camarões.

3. Três seleções que se sagraram campeãs mundiais estarão no Grupo D: Inglaterra, Itália e Uruguai. É a primeira vez na história da Copa que tantas equipes que já ergueram a taça foram sorteadas para disputar a mesma chave.

4. Antes do Brasil 2014, quatro edições da Copa aconteceram na América do Sul. A primeira foi realizada no Uruguai, em 1930, seguida pelo Brasil duas décadas mais tarde, pelo Chile em 1962 e pela Argentina, em 1978.

5. O Brasil será o quinto país a sediar a Copa pela segunda vez, juntando-se a México (1970 e 1986), Itália (1934 e 1990), França (1938 e 1998) e Alemanha (1974 e 2006).

6. Seis cidades brasileiras voltarão a receber jogos da Copa após o torneio de 1950: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

9. Nove equipes classificadas para a Copa de 2014 estiveram presentes na edição disputada no Brasil há 64 anos. Além do próprio anfitrião, Chile, Itália, Inglaterra, México, Espanha, Suíça, Uruguai e Estados Unidos estarão novamente representados em território brasileiro.

10. Os selecionados europeus venceram dez edições da Copa do Mundo até hoje, enquanto os sul-americanos somam nove títulos mundiais.

16. Faz 16 anos que a Colômbia disputou um Mundial pela última vez. A mais recente participação da seleção colombiana ocorreu na França, em 1998.

20. A Copa do Mundo de 2014 será a vigésima edição do evento. O Brasil é o único país que esteve presente em todas elas.

24. Das 32 equipes que participarão da Copa de 2014, 24 estiveram no Mundial disputado na África do Sul, há quatro anos.

Fonte: FIFA

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
Brasil enfrentará a Colômbia em 5 de setembro e o Equador no dia 9. Os jogos serão nos Estados Unidos
+
Taffarel será o preparador de goleiros, enquanto Mauro Silva ocupará o cargo de assistente técnico, criado para ser rotativo. Andrey Lopes será o auxiliar
+
Votação popular feita por meio do site da FIFA incluiu Neymar, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo na equipe ideal do torneio. Os argentinos Messi e Di María e o colombiano James Rodríguez também aparecem
+