Catadores recebem treinamento em gestão de resíduos para trabalhar durante a Copa em Recife

09/04/2014 - 16:08
Iniciativa tem como objetivo estimular a expansão da coleta seletiva de lixo urbano nas 12 cidades-sede do Mundial

Dezenas de catadores que trabalharão em Pernambuco durante a Copa do Mundo receberam capacitação na última semana. Reunidos no Recife Praia Hotel, na Zona Sul da capital pernambucana, eles participaram do Treinamento para Gestão de Resíduos nos Estádios da Copa do Mundo da FIFA 2014. A iniciativa tem como objetivo estimular a expansão da coleta seletiva de lixo urbano nas 12 cidades-sede do Mundial.

Nas aulas, com carga horária de 4 horas, além do aprendizado de como manusear os equipamentos que serão utilizados durante a Copa, os cerca de 70 profissionais também foram treinados em relação à dinâmica de trabalho dentro do estádio e sobre segurança do trabalho. Um treinamento operacional será realizado na Arena Pernambuco no mês de maio. Ao todo, serão 840 catadores capacitados nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

“É um momento que representa a conquista de um espaço que sempre buscamos na sociedade. De que somos capazes de realizar um trabalho profissional. E poderá nos habilitar para atuar em outros eventos e junto a grandes empresas”, comentou José Cardoso, articulador local da Central de Cooperativas de Recicláveis de Pernambuco (Rede CECORP) e integrante da cooperativa Pro-Recife.

O projeto já funcionou durante a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, quando 70 toneladas de material foram destinadas à indústria de transformação. A estimativa é que sejam produzidas cinco toneladas de resíduos passíveis de reciclagem a cada partida do Mundial. No Recife, todo o material coletado na Arena Pernambuco será destinado à Rede CECORP.

Fonte: Governo de Pernambuco

Notícias Relacionadas

Tarifa é de R$ 2,15 e os usuários que desejarem experimentar o novo modal poderão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM)
+
Espaços oferecem entretenimento, local para descanso, informações turísticas, internet wifi e outras comodidades para os viajantes. No Santos Dumont, 26,8 mil pessoas aproveitaram a estrutura oferecida
+
Estádios da Copa 2014 são pioneiros na busca de certificação ambiental internacional
+
Capital pernambucana foi considerada boa ou ótima por 82,3% dos visitantes que estiveram na cidade durante o período de jogos da Copa do Mundo
+