Capital federal ajusta detalhes para a abertura da Fan Fest

10/06/2014 - 23:36
Cerca de 1.400 homens atuarão na segurança. Gusttavo Lima é a atração principal do primeiro dia

Foto: André Borges/ComCopa#O secretário de Cultura do GDF, Hamilton Pereira (E); o secretário de Segurança, coronel Paulo Roberto de Oliveira; o secretário da Copa para o DF, Claudio Monteiro; o secretário de Esporte, Celio René; e o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves: coletiva revelou detalhes da abertura da Fan Fest em BrasíliaNa capital federal, as emoções da Copa do Mundo FIFA 2014 no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha só têm início a partir das 13h do dia 15 de junho, com a partida entre Suíça e Equador, o primeiro dos sete jogos que a cidade receberá no Mundial. Entretanto, a expectativa do Distrito Federal para a próxima quinta-feira (12.06) é enorme. Afinal, a data da abertura do Mundial, com o confronto entre Brasil e Croácia em São Paulo marca, também, o primeiro dia de atividades da Fan Fest na capital, que funcionará no Taguaparque, em Taguatinga, a cerca de 20 km do centro de Brasília.

No fim da tarde desta terça-feira (10.06), em entrevista coletiva no Centro de Convenções, o secretário Extraordinário da Copa para o Distrito Federal, Claudio Monteiro; o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves; o secretário de Esporte, Celio René; o secretário de Cultura, Hamilton Pereira; e o secretário de Segurança, coronel Paulo Roberto de Oliveira, apresentaram os detalhes da Fan Fest em Brasília. 

“A cidade começa a viver efetivamente o clima da Copa do Mundo com a abertura da Fan Fest na capital”, ressaltou Cláudio Monteiro. “Vamos realizar uma grande FIFA Fan Fest e vamos mostrar para o Brasil e para o mundo a capacidade de Brasília. Temos a certeza de que todos nós vamos desfrutar, com ingresso ou sem ingresso, do clima da Copa do Mundo”, afirmou o secretário.

De acordo com o secretário de segurança, a Fan Fest em Brasília está pronta para receber um público de até 70 mil pessoas — 50 mil no espaço interno e 20 mil no espaço externo, que terá dois telões. Na capital, a Fan Fest funcionará entre os dias 12 de junho e 13 de julho, em todos os dias que houver jogos da Copa. Com isso, não haverá atividades nos dias 27 de junho e 2, 3, 6, 7, 10 e 11 de julho. O horário de funcionamento será sempre das 11h às 21h30, com exceção do dia 14 de junho (sábado), quando o encerramento ocorrerá à meia-noite, devido ao jogo entre Inglaterra e Itália, que será disputado em Manaus, a partir das 19h, no horário de Brasília.

Efetivo, mobilidade e trânsito

Em média 1.400 homens da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran e Secretaria de Segurança Pública trabalharão diariamente na Fan Fest. “Vale ressaltar que esse número é uma média e que pode variar dependendo do dia e do apelo do jogo, podendo ir entre 900 e 1.800 homens”, ressaltou o coronel Paulo Roberto de Oliveira.

Dentro da área cercada, 200 seguranças privados vão ajudar na orientação do público e na resolução de pequenos conflitos. Além disso, a 12ª Delegacia de Polícia, a cerca de 1 km do Taguaparque, receberá ocorrências e flagrantes relacionados à área, e contará com delegado, escrivão e agentes fluentes em idiomas estrangeiros.

Por último, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, a plataforma de observação elevada e a delegacia móvel da Polícia Civil do DF serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional, instalado na Secretaria de Segurança Pública do DF.

Para a mobilidade urbana, as autoridades ressaltaram que o metrô funcionará normalmente de segunda à sábado, entre 6h e 23h30, e, aos domingos, entre 7h e 22h. O Detran-DF reforçará as linhas de acesso ao Pistão Norte, em Taguatinga, Avenida Samdu Norte e Taguatinga Centro (principais vias que levam ao Taguaparque), privilegiando o horário de chegada e saída do público. “Poderá haver a necessidade de interdições no Pistão Norte”, alertou o secretário de segurança.

De metrô, a dica é desembarcar na estação Praça do Relógio (linha Central – Ceilândia). O percurso de cerca de 2 km até o Taguaparque (Fan Walk) será sinalizado e terá voluntários bilíngues para indicar o caminho e ajudar com outras informações. O Metrô funcionará em horário normal nos dias de semana (6h às 23h).

Revistas e objetos proibidos

Para reduzir o risco de problemas, todos os que ingressarem na área interna passarão por criteriosa revista, que contará com o auxílio de detectores de metais.

Estão proibidos

1. Latas, copos, garrafas, coolers e isopores
2. Fogos de artifício, artefatos explosivos e similares
3. Armas em geral
4. Carrinhos de criança e similares
5. Filmadoras e câmeras com lentes superiores da 15cm
6. Laser
7. Animais (exceto cães guias)
8. Bolas e mochilas com mais de 40cm
9. Sprays e aerossóis
11. Malas, pastas, caixas e similares
12. Outros objetos que venham a chamar a atenção dos seguranças

Bafômetros e estacionamentos

O coronel Paulo Roberto de Oliveira ressaltou que a fiscalização será rigorosa no sentido de impedir que motoristas embriagados circulem na área próxima ao Fan Fest. Segundo o secretário de Segurança, haverá o uso de bafômetros para flagrar motoristas infratores. No total, 48 bafômetro estarão à disposição dos agentes. Assim, o conselho é contar com um “amigo da vez” ou optar pelo transporte público ou pelo serviço de táxi. Outra questão destacada pelo coronel Paulo Roberto de Oliveira diz respeito aos estacionamentos em locais proibidos. Segundo ele, para impedir que as pessoas estacionem seus carros em frente às casas dos moradores das regiões próximas à Fan Fest, fiscais do Detran estarão alertas e guinchos serão acionados quando necessário.

No primeiro dia da Fan Fest em Brasília, o cantor sertanejo Gusttavo Lima é o grande nome da noite. Ele sobe ao palco por volta das 19h, logo depois da partida da Seleção Brasileira.

Acompanhe a programação desta quinta-feira:

11h - Abertura dos portões
12h15 - DJ Booya
14h - Mapati (teatro infantil)
16h - Henrique e Ruan
17h - Transmissão de Brasil x Croácia (jogo em São Paulo)
19h05 - Gusttavo Lima
20h35 - DJ Raul Mendes
21h30 - Fechamento dos portões

Luiz Roberto Magalhães, do Portal da Copa em Brasília

Notícias Relacionadas

No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+
Estrangeiros e brasileiros de outras partes do país visitam marcos arquitetônicos da capital federal
+
Profissionais federais e distritais trabalharão juntos em evento que terá 19 chefes de Estado
+