Campo Oficial de Treinamento da UFRN é inaugurado em Natal

29/04/2014 - 16:24
Complexo reúne pista de atletismo de alto rendimento e gramado oficial de futebol que será utilizado por quatro seleções para treinamento durante a Copa do Mundo

Foto: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte#O Parque Poliesportivo do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi inaugurado nesta terça-feira (29.04), em Natal. Com repasse de R$ 11,8 milhões do Ministério do Esporte para as obras, o complexo esportivo conta com um campo de futebol com medidas oficiais, que funcionará como Campo Oficial de Treinamento (COT) para seleções na Copa do Mundo da FIFA 2014. O legado do local se estenderá para além do Mundial. O Parque ganhou ainda uma pista de atletismo, destinada ao descobrimento de talentos, desenvolvimento da base e treinamento de alto rendimento.

O Parque receberá quatro seleções no período do Mundial de futebol: Estados Unidos, Uruguai, Grécia e Camarões, que treinarão ali antes de suas partidas na Arena das Dunas. O local tem um campo de futebol com medidas que seguem os padrões da FIFA, como dimensões (105m x 68m), elevações e tipo de gramado.

O COT da UFRN possui sistema de reaproveitamento de água e bombeamento para irrigação, tendo como principal fonte as águas residuais da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da universidade. O complexo ganhou também um novo sistema independente de iluminação. Com a construção de uma nova subestação de energia, com capacidade para 500 kVA, será possível até mesmo realizar transmissões noturnas de alta qualidade, graças a essa iluminação especial.

Na cerimônia de inauguração, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou os padrões de alto nível usados na construção. “Pela qualidade do material empregado e pela técnica utilizada na sua construção, é um equipamento capaz de acolher qualquer competição internacional de atletismo”, elogiou.

“O Brasil busca permanentemente, na democratização do país, a universalização do acesso ao esporte para toda a população. E nós temos procurado fazer esses investimentos em instituições públicas, abertas, que têm papel social relevante, como é o caso das universidades federais”, acrescentou.

A reitora da UFRN destacou o legado que será deixado para a instituição pela Copa do Mundo. “Desde quando nos candidatamos como sede de um dos campos oficiais de treinamento para o Mundial de futebol, vislumbrou-se a possibilidade de uma grande conquista. Sabíamos que ganhos completos surgiriam na forma de um programa de modernização da infraestrutura do Parque Poliesportivo”, comentou Ângela Maria Paiva.

COT UFRN - Campo Oficial de Treinamento

COT UFRN - Campo Oficial de Treinamento

Pista de atletismo

Com 400m, a pista tem certificação nível 2 da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e é uma das principais instalações da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, um dos grandes legados olímpicos que os Jogos do Rio 2016 estão espalhando por todo o país. A UFRN integra ainda a lista de locais selecionados para receber delegações para aclimatação nos Jogos Olímpicos.

São oito raias sintéticas, duas pistas para lançamento de dardos, uma para salto com vara, duas pistas contíguas para salto em distância com duas caixas de salto, uma pista de aquecimento com quatro raias, áreas para lançamento de peso, martelo e disco, área para salto em altura, além de fosso para corrida de obstáculos.

» Leia mais sobre o Parque Poliesportivo do Campus Central da UFRN

Fonte: Portal Brasil 2016

Notícias Relacionadas

Estádio de Natal é o nono dos utilizados durante a Copa a obter o selo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+
Os legados esportivos, econômicos, de infraestrutura, de imagem e promoção do Brasil, dentre outros, serão abordados nos dois dias de palestras
+