Câmara Setorial da Cachaça reúne-se para planejar divulgação do produto durante a Copa do Mundo

04/12/2013 - 10:31
Experiência de produtores servirá de exemplo para a criação de um “passo-a-passo” das ações

Representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça reuniram-se na manhã desta terça-feira (03.12) no Ministério da Agricultura, em Brasília. Foram discutidos temas como criação de um conceito de marca e a criação de selo de exportação para a promoção da cachaça no exterior, bem como o planejamento estratégico de divulgação da cachaça como produto nacional durante a Copa do Mundo 2014 foram debatidos entre os membros.

Por meio de um convênio entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) foi desenvolvido um estudo de construção de marca, assim como uma pesquisa dos rituais de consumo da bebida, que ajudaram a criar uma possível estratégia de comunicação da cachaça no exterior. Características como o sabor, versatilidade e historicidade da bebida foram ressaltadas. A ideia é que o produto se consolide como uma bebida distinta, atrelado a uma nova imagem de brasilidade. Com base neste estudo, foi desenvolvido o Selo de Identidade Nacional, que deve assinar e pautar ações de comunicação da cachaça.

ACâmara debateu também as possíveis ações promocionais da bebida durante a Copa. A experiência dos produtores do Pernambuco durante a Copa das Confederações este ano servirá de exemplo para a criação de um “passo-a-passo” das ações para a Copa. A intenção é replicar as ações pernambucanas, já utilizando a imagem institucional desenvolvida pela Apex. Um dos desafios colocados pela Câmara para 2014 é o estudo das questões de legislação pertinentes ao processo de reconhecimento da cachaça nos Estados Unidos.

Fonte: Ministério da Agricultura

Notícias Relacionadas

Empresários estrangeiros participam de reuniões, rodadas de negócios, estreitam relações e aumentam possibilidades de inserção de produtos em vários países
+
Projeto Copa do Mundo, da Apex, pretende gerar até R$ 6 bi em negócios durante o Mundial no Brasil
+
Projeto “Copa Cachaça” promove degustação do destilado em hotéis, bares e restaurantes
+
Projeto Copa Apex-Brasil trará ao país representantes do mercado internacional de curtume para acompanhar o Mundial e estreitar o relacionamento com a indústria brasileira
+