
Teve início em Brasília a instalação da sinalização complementar para a Copa das Confederações da FIFA 2013 e a Copa do Mundo da FIFA 2014. Na tarde de sexta-feira (26.04), foram colocadas placas de localização nos arredores da nova arena, com a inscrição “Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha”.
Na Torre de TV, outras duas placas instaladas foram colocadas no início de abril. Elas indicam os caminhos do estádio e do aeroporto internacional de Brasília nos idiomas português e inglês. Os dois exemplares são protótipos da nova sinalização, que vai reforçar as indicações existentes e auxiliar os turistas durante os grandes eventos esportivos.
Ao todo, serão 500 placas semelhantes distribuídas na área central de Brasília, em pontos diretamente relacionados aos megaeventos. Elas trarão informações sobre áreas de estacionamento e de uso específico no período dos jogos. Entre os locais estratégicos, estão toda a extensão do Eixo Monumental, os setores hoteleiros, as avenidas W3 e L2 Sul e Norte e o Parque da Cidade.
A Esplanada dos Ministérios também receberá atenção especial, já que será palco de uma grande festa na abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho, e da FIFA Fan Fest, durante a Copa do Mundo de 2014. Os eventos incluem exibição pública dos jogos e apresentações de artistas. A previsão é que a instalação de toda a sinalização comece oficialmente no final da próxima semana.

Modelo
O padrão da sinalização complementar foi definido pela resolução 407 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 12 de junho de 2012. De acordo com a norma, as placas devem ficar nas vias entre 15 de maio e 15 de julho de 2013, e de 12 de maio a 31 de julho de 2014.
Em Brasília, elas poderão ficar expostas durante o período de maio de 2013 até o final da Copa do Mundo da FIFA de 2014, conforme aprovação da FIFA. Seguindo as normas estabelecidas pelo Comitê Organizador Local (COL), as placas de Brasília possuem a logomarca do evento, em verde e amarelo, e conteúdo escrito na cor preta com fundo branco.
A sinalização possui características diferenciadas, como alta visibilidade no período noturno. A película utilizada nas novas placas têm 350 candelas (índice de luminosidade refletida), mais de 230% a mais do que as comuns.
As placas foram confeccionadas nos tipos L e S, definidos no padrão do tombamento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. O tipo L são os chamados tótens, encontrados nas entrequadras das Asas Sul e Norte. Já o tipo S tem o formato retangular, a exemplo da sinalização de monumentos turísticos como o Memorial JK e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O investimento total foi de R$ 930 mil, somando material e mão de obra.
Fonte: GDF