Brasileiros celebram chance de ver a final mesmo sem a Seleção em campo

13/07/2014 - 15:54
Torcida adotou a Alemanha por conta da rivalidade com os argentinos e das provocações

O sonho de ver uma final de Copa do Mundo é comum aos torcedores de todas as nacionalidades, ainda mais quando o torneio é disputado em casa. Mesmo sem o Brasil em campo, a oportunidade de assistir à decisão no Maracanã, é comemorada pelos brasileiros, que não escondem a preferência pela Alemanha.

Na entrada do estádio carioca, neste domingo (13.07), era mais fácil encontrar um brasileiro com a camisa da equipe alemã que os próprios europeus, como no caso do investidor Artur Garófano, que escolheu torcer pela Alemanha por conta da rivalidade futebolística com os vizinhos. “Muito pela rivalidade com a Argentina. Vai dar 2 x 0 para Alemanha, para não ter que aguentar os argentinos tirando sarro”.

Mesmo com a ausência da Seleção Brasileira na decisão, Garófano valoriza a chance de presenciar um momento histórico para o futebol. “Sensação única vir à final. Tive oportunidade de viajar bastante, estive nas duas semifinais, mas a final é diferente, mesmo não sendo o Brasil vale muito. Pode ser que a gente não consiga ir em outra Copa, então tem que aproveitar, porque aqui é melhor ainda”, completa.

Foto: Gabriel Fialho/Portal da Copas#Artur Garófano e a namorada optaram pela Alemanha pela rivalidade continental com a Argentina. Claudio e João Gabriel foram a vários jogos, mas consideram a aura da final inigualável

A sensação é a mesma inclusive para os mais novos, como João Gabriel Xavier, 7 anos, que estava com a camisa reserva da Alemanha. O pai, Cláudio Xavier, foi a nove jogos com o pequeno e diz que a final não poderia ficar de fora. “Acompanhei vários jogos e a final não poderia perder. Algo histórico, inesquecível, mesmo sem o Brasil. Meu filho me acompanhou em todos os jogos e vamos torcer pela Alemanha porque o time é bom e os argentinos são nossos rivais”.

Revanche

A esperança de alguns torcedores para amenizar a dor da derrota de 7 x 1 para a Alemanha na semifinal é a de que os europeus vençam da mesma forma a decisão. “Torcer pela Alemanha. Vamos ver se eles ganham de uns 8 x 0”, afirma o estudante Nilton Azevedo, que veio de Natal para assistir ao confronto. “Para quem é apaixonado por futebol é uma sensação indescritível estar em uma final de Copa do Mundo, ainda mais no Brasil. Muito emocionante, mesmo sem a Seleção”.

A família Gelenske veio em grande número ao Maracanã. A professora Érika disse que não poderia perder a chance e destacou o clima de festa no entorno do estádio. “A gente acreditava que o Brasil estaria na final. Não deu, mas estar aqui no Maracanã em um dia de festa já vale a pena. E está tranquilo, apesar dos argentinos (risos), mas a gente está em clima de festa”.

Gabriel Fialho, Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+