Brasil lança nova campanha de promoção turística do país no exterior

25/07/2012 - 17:01
Presidenta Dilma Rousseff lançou hoje, em Londres, campanha que será exibida em 100 países e deve atingir 1,2 bilhão de pessoas

“O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida” (em inglês, The World Meets in Brazil. Come Celebrate life). Esse é o tema da nova campanha internacional de promoção do Brasil no exterior lançada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (25.07), no London Film Museum, em Londres.

A ação tem como objetivo promover o país com o foco nos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos quatro anos: a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo da Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Promovida pelo Ministério do Turismo, por meio do Instituto brasileiro de Turismo (Embratur), a estratégia é apresentar o Brasil como um país que tem uma cultura única e que oferece experiências diversas para todos os visitantes.

Está prevista publicidade em mais de 100 países, com impacto provável de 1,2 bilhão de pessoas. Serão anúncios em canais de TV, revistas, redes sociais, sites, além de mobiliários urbanos em alguns países. O início da campanha é em Londres. Nos outros países, a divulgação será a partir de agosto.

Segundo a presidenta Dilma Rousseff, esse momento é o mais oportuno para convidar o mundo para vir ao Brasil. “Mostramos que também saudamos essas Olimpíadas, que são, sem sombra de dúvidas, a melhor já realizada até agora. Porque temos que fazer sempre a última olimpíada a melhor de todos os tempos. Eu tenho certeza de que aqui, em Londres, nós vamos viver esse espetáculo. Queria dizer que nós temos certeza de que quando chegar a vez do Rio de Janeiro faremos a nossa parte. Todos vocês serão bem recebidos e, de fato, venham nos encontrar no Rio de Janeiro. Porque uma das grandes celebrações da vida é o esporte”, disse a presidenta.

Além de Dilma Rousseff, os ministros do Esporte, Aldo Rebelo, das Relações Exteriores, Antônio Patriota, da Educação, Aloizio Mercadante, da Secretária de Comunicação, Helena Chagas, do Turismo, Gastão Vieira, o presidente da Embratur, Flávio Dino, e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, estiveram presentes no lançamento.

O objetivo da nova campanha, elaborada pela Embratur, é mostrar um país que propicia experiências únicas. “Somos a soma de todos os ritmos que vão contagiando e, quando você percebe, já está dançando junto. Somos o sabor e as cores das nossas comidas. Somos a arte dos museus e o talento dos artistas populares. O Brasil não é fácil de descrever, mas todos podem sentir. E sentir é o que realmente importa”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino. "Temos um encontro marcado no Brasil. O país está de braços abertos para receber turistas de todo o mundo", completou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Dino acrescentou que os atributos já conhecidos de brasilidade, diversidade, modernidade, e interatividade continuam presentes na linha de comunicação da campanha. Mas foram reforçados os traços melhor avaliados nas pesquisas com turistas estrangeiros. “As pesquisas de opinião que fazemos todos os anos com turistas estrangeiros mostram que nosso grande diferencial é a simpatia e interação de nosso povo e o filme tenta explorar isso”, explica o presidente da Embratur.

Veja o vídeo da campanha:

Fontes: Embratur e Ministério do Esporte

Notícias Relacionadas

A maioria dos visitantes estrangeiros optaram pelos locais no Brasil. Dentre os destinos estão as capitais Rio de Janeiro, Natal, Fortaleza, Salvador e Recife, além de Jericoacoara, Ipojuca, Búzios, Angra dos Reis e Parati
+
Aeroportos, segurança pública e atrativos turísticos têm mais de 80% de aprovação entre os profissionais de imprensa
+
Embratur destaca a visibilidade do Brasil após a organização do Mundial
+
De acordo com o levantado, realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, a maioria é homem (76,2%), tem ensino superior completo (55,3%), idade entre 25 a 34 anos (40,3%) e renda familiar (28,6%) que oscila entre R$ 3.621 e R$ 7.240
+