Austrália, Irã e Coreia do Sul garantem vaga na Copa de 2014

18/06/2013 - 12:28
Os três países se juntam a Japão (o primeiro classificado pelas eliminatórias) e Brasil (país-sede). Uzbequistão disputará a repescagem contra a Jordânia

A pouco menos de um ano da Copa do Mundo da FIFA 2014, cinco países já estão garantidos na competição. Nesta terça-feira (18.06), foi a vez de Austrália, Irã e Coreia do Sul se classificarem e se juntarem a Japão e Brasil no grupo de países que vão disputar o Mundial.

A Austrália se classificou em segundo no grupo B das Eliminatórias Asiáticas ao  vencer o Iraque por 1 x 0 e somar 13 pontos. A vitória veio aos 38 do segundo tempo, com um gol de Joshua Kennedy. Será a quarta participação da equipe em Copas do Mundo (as outras foram em 1974, 2006 e 2010). O Japão terminou em primeiro no grupo com 17 pontos, e já havia garantido a vaga no seu quinto Mundial.

No outro jogo da chave, a Jordânia bateu Omã, em casa, por 1 x 0, com um gol de cabeça de Ahmad Ibrahim, aos 12 minutos do segundo tempo. Com a vitória, os jordanianos ultrapassaram os adversários de hoje e alcançaram a terceira colocação do grupo.

Classificados do grupo A

No grupo A das Eliminatórias Asiáticas, o Irã derrotou a Coreia do Sul nesta terça por 1 x 0 e se classificou em primeiro, com 16 pontos. O gol da partida foi de Ghoochannejhad aos 15 minutos do segundo tempo. A Coreia do Sul se classificou em segundo, com 14 pontos, deixando o Uzbequistão pra trás devido ao saldo de gols. Mesmo ganhando de 5 a 1 do Catar, a equipe uzbeque ficou em terceiro lugar, já que o saldo de gols ficou em 5, enquanto o saldo coreano foi de 6.

O Irã vai disputar o quarto mundial de futebol: já havia participado das edições de 1978, 1998 e 2006. Já a Coreia do Sul (anfitriã da Copa de 2002, junto com o Japão) participará da nona edição de Copas, sendo a oitava consecutiva.

Repescagem

Os dois terceiros colocados das chaves, Uzbequistão pelo grupo A e Jordânia pelo grupo B, vão se enfrentar em jogos eliminatórios de ida e volta para decidir quem irá para a repescagem intercontinental. O vencedor ainda terá que enfrentar, em jogos de ida e volta, o quinto classificado das Eliminatórias Sul-Americanas para garantir a vaga na Copa de 2014.

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Aeroportos, segurança pública e atrativos turísticos têm mais de 80% de aprovação entre os profissionais de imprensa
+
Ao todo, 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre 10/6 e 13/7. A cada 10 passageiros que desembarcaram no país, um passou pela capital
+
Principais emissores de turistas foram Argentina, Chile, Colômbia e Estados Unidos
+