Arenas de Cuiabá e de Manaus terão dois eventos-teste antes da Copa

25/04/2014 - 23:55
Estádio do Corinthians, em São Paulo, também poderá receber uma segunda partida para checagem da operação do local. Confira o calendário divulgado pelo COL nesta sexta

Paulino Menezes/ Portal da Copa#Arena Pantanal receberá evento-teste neste sábado

A Arena Pantanal, em Cuiabá, e a Arena da Amazônia, em Manaus, receberão dois eventos-teste oficiais da FIFA antes da Copa do Mundo. A informação foi divulgada pelo CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, após reunião da diretoria da entidade, nesta sexta-feira (25.04), no Rio de Janeiro. O objetivo é checar a operação dos estádios, simulando uma partida do Mundial.

O primeiro evento-teste no estádio cuiabano será neste sábado (26.04), às 16h20, na partida entre Luverdense x Vasco, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Cerca de 1.400 agentes públicos participarão da operação de segurança da partida, que contará ainda com seguranças privados no interior da arena, esquema especial de trânsito, voluntários para orientarem os torcedores e estacionamento exclusivo para gestantes, idosos e cadeirantes.

Para a partida, a Arena Pantanal não terá capacidade máxima, que é de 41.390 torcedores, já que nem todos os assentos estarão instalados. Na visita da FIFA ao estádio, nesta quarta-feira (23.04), ficou estipulado o prazo de até 05 de maio para que todas as cadeiras sejam colocadas.

“Teremos em torno de 30 mil pessoas neste jogo e a gente vai trabalhar para que tenhamos capacidade máxima no segundo. Não há problema em realizar o teste sem a capacidade máxima”, pontuou Trade.

No dia 07 de maio, o palco de Cuiabá para quatro jogos da Copa do Mundo receberá um amistoso entre a seleção de Mato Grosso e o Olímpia, equipe paraguaia tricampeã da Libertadores. Para esta partida, haverá 300 seguranças privados (stewards) na parte interna da arena, serão testados a escolta policial e a operação para a chegada das delegações ao estádio, a preparação do campo, a atuação de 130 voluntários, além da limpeza e gerenciamento de resíduos, organização das filas e orientação aos torcedores e os sistemas de rádio, telões e som.

Arena da Amazônia

O estádio manauara já recebeu o primeiro teste oficial da FIFA. A partida entre Vasco e Resende (RJ), válida pela primeira fase da Copa do Brasil, teve um público de pouco mais de 40 mil pessoas e serviu para que os responsáveis pelo evento checassem itens como limpeza, transporte, segurança, serviços ao espectador, condições do campo e sistema de tecnologia. De acordo com o COL, ainda está em processo de definição a partida que será utilizada como segundo evento-teste da Arena da Amazônia.

Arena Corinthians

Na reta final das obras, o estádio da abertura da Copa do Mundo, em São Paulo, terá o primeiro evento-teste no dia 18 de maio. A partida entre Corinthians x Figueirense, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série A, deve receber um público de 48 mil pessoas. Como as arquibancadas temporárias que estão sendo instaladas não estarão concluídas, não será usada a capacidade máxima do local, que é de 68 mil torcedores.

Segundo Trade, há a possibilidade de um segundo evento-teste na arena. O alvinegro paulista ainda terá o mando de campo contra o Atlético Paranaense, no dia 21 de maio, antes de iniciar o período de exclusividade da FIFA sobre o estádio.

Os eventos-teste estão agendados apenas para as arenas que não sediaram a Copa das Confederações, com exceção do Estádio Nacional de Brasília, que recebeu apenas uma partida do torneio disputado em 2013.

» Confira o cronograma divulgado pelo COL

Cuiabá - 26/4 - Luverdense x Vasco - Campeonato Brasileiro - Série B

Natal - 3/5 - América/RN x ABC - Campeonato Brasileiro - Série B

Cuiabá - 7/5 - Seleção do Mato Grosso x Olímpia (PAR) - Amistoso

Porto Alegre - 10/5 - Internacional x Atlético-PR - Campeonato Brasileiro - Série A

Curitiba - 14/5 - Atlético-PR x (TBC) - Amistoso

Brasília - 17/5 - Goiás x Botafogo - Brasileiro Série A

São Paulo - 18/5 - Corinthians x Figueirense - Campeonato Brasileiro - Série A

Gabriel Fialho - Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Arena é a sétima construída para a Copa do Mundo a ter selo que atesta adoção de medidas sustentáveis na edificação. Capital gaúcha passa a ter dois palcos com registro do Green Building Council
+
Mais de dois mil itens, entre televisores, computadores e telefones celulares, serão entregues a 64 escolas das doze sedes, além de 26 organizações não-governamentais
+
No período do Mundial, a capital federal recebeu 633 mil visitantes, sendo 488.903 brasileiros e 143.743 estrangeiros. Números superaram as estimativas iniciais
+