Alunos de centro de línguas da zona leste de São Paulo se preparam para a Copa

17/01/2014 - 16:06
Projeto, que tem três anos de duração, capacita estudantes dos cursos de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e japonês a falarem, lerem e escreverem nestes idiomas

José Luis da Conceição/ CEL#Alunos e professores do Centro de Línguas da E.E. Fadlo Haidar, zona leste de São Paulo, têm trabalhado intensamente para aperfeiçoar o conhecimento em idiomas como inglês e espanhol. Desde 2012, a unidade está envolvida no projeto "Copa do Mundo: alunos do CEL em contexto profissional multilíngue".

De acordo com a coordenadora do Centro de Línguas da unidade, Julieta Maria de Oliveira Serra, a proximidade da escola com a Arena Corinthians motivou toda a comunidade escolar a investir no projeto de capacitação, que será finalizado ainda este ano.

“Quis estudar japonês porque além das questões culturais, que me interessam muito, eu tenho ascendência na família e também tenho interesse nas vagas de emprego que vão surgir no período da Copa do Mundo”, conta a aluna Gabriela Yuki de Lima.

O projeto, que tem três anos de duração, capacita alunos dos cursos de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e japonês a falarem, lerem e escreverem. Para isso, o corpo docente do Centro de Línguas trabalha, principalmente, com interpretação de textos.

“Os alunos pesquisam, conhecem uma nova cultura e não interagem apenas na sala de aula. Eles acabam conhecendo o trabalho dos estudantes de outros idiomas, já que seis línguas participaram do projeto”, afirma o professor de espanhol da unidade, Paulo Elver.

“O que está acontecendo aqui é algo que não tem preço, é um sonho que está sendo realizado”, revela o aluno Felipe Mota Gonzaga.

Sobre os Centros de Estudo de Línguas

Os Centros de Estudo de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 226 CEL em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

Fonte: Comitê Paulista da Copa

Notícias Relacionadas

Equipamentos substituem luminosidade do sol, favorecendo a germinação da grama
+
Estádio da abertura da Copa já rendeu R$ 6,8 milhões aos cofres corintianos, enquanto em 11 partidas como mandante neste ano, fora de Itaquera, o clube arrecadou R$ 3,2 milhões
+
Principais emissores de turistas foram Argentina, Chile, Colômbia e Estados Unidos
+
Alguns preferiam alemães por causa da rivalidade com vizinho sul-americano. Outros apoiaram argentinos devido à eliminação brasileira
+