Alemanha: quatro títulos em oito finais de Copa do Mundo

13/07/2014 - 18:49
Com um currículo de extrema tradição em Mundiais, equipe europeia coleciona quatro troféus, o primeiro conquistado por europeus na América do Sul

Seleção que mais chegou à final a Copa do Mundo, a Alemanha disputou a decisão oito vezes, vencendo quatro. Os alemães também são recordistas em semifinais: jogaram essa fase do torneio em 13 vezes das 18 que disputaram o Mundial. O time germânico soma quatro títulos, quatro vice-campeonatos e quatro terceiros lugares.

Logo na primeira vez que a Alemanha chegou à final da Copa, conquistou o troféu. Em 1954, o time germânico enfrentou a favorita Hungria na decisão. O famoso time de Puskas encantara o mundo, mas não foi páreo para os alemães. Os germânicos perderam por 8 x 3 na primeira fase, mas venceram por 3 x 2 na final e deixaram a Suíça com a taça.

Fotos: Danilo Borges/Portal da Copa#Göetze marca o gol da vitória no segundo tempo da prorrogação

Os alemães voltaram à final em 1966, quando perderam para a anfitriã Inglaterra. Em 1974, no entanto, viria o bicampeonato. E novamente o adversário era o favorito. Dessa vez, a vítima foi a Holanda de Cruyff, que revolucionou o futebol e ficou conhecida como Laranja Mecânica e Carrossel Holandês. O placar de 2 x 1 para a Alemanha deu o segundo título da Copa ao futebol alemão. 

O tricampeonato veio em 1990, quando os alemães se vingaram da Argentina. Em 1986, Maradona comandou os hermanos rumo ao bi, com um 3 x 2 no placar. Quatro anos depois, no entanto, os alemães deram o troco. A geração de Lothar Matthäus venceu por 1 x 0 e levantou o caneco.

Depois da conquista, no entanto, a Alemanha colecionou frustrações. Foi vice-campeã em 2002, quando perdeu na final por 2 x 0 para o Brasil, e somou dois terceiros lugares, em 2006 e 2010. O mais traumático foi o de 2006, quando os alemães perderam em casa para a Itália por 2 x 0 nas semifinais e viram os italianos levarem o tetracampeonato depois.

Alemanha - Comemoração do tetracampeonato - Maracanã

Alemanha - Comemoração do tetracampeonato - Maracanã

Maracanã - Final - Argentina x Alemanha - Fotos para download

Maracanã - Final - Argentina x Alemanha - Fotos para download

Reestruturação

A reestruturação feita no futebol alemão depois do trauma sofrido em casa deu resultados em 2014. Na fase de grupos, a Alemanha bateu Portugal por 4 x 0, empatou com Gana em 2 x 2 e superou os Estados Unidos por 1 x 0. Nas oitavas de final, uma batalha dura diante da Argélia, vencida por 2 x 1 na prorrogação, uma vitória por 1 x 0 diante da França, nas quartas de final, e a acachapante goleada sobre o Brasil na semifinal, por 7 x 1. Na final, superaram a Argentina por 1 x 0 na prorrogação para chegar ao tetracampeonato.

Final - Alemanha x Argentina - Maracanã - Torcida

Final - Alemanha x Argentina - Maracanã - Torcida

Mateus Baeta - Portal da Copa 

Notícias Relacionadas

Mundial de futebol quebrou recordes históricos e se tornou o evento mais comentado do ano nas redes sociais em todo o mundo
+
Secretário executivo do Ministério do Esporte afirma que o aprendizado adquirido com o Mundial dará melhores condições para o Brasil enfrentar os desafios da preparação do maior evento esportivo do planeta
+
Evento “Copa 2014: legados para o Brasil” mostra resultados econômicos, culturais e de infraestrutura
+