Agilidade do transporte público garante chegada dos torcedores à Arena Pernambuco

20/06/2014 - 13:38
Mais de 40 mil pessoas são esperadas para conferir a partida entre Itália e Costa Rica, pelo Grupo D

Quem saiu com antecedência e usou o transporte público para ir à Arena Pernambuco, na tarde desta sexta-feira (20.06), não encontrou problemas para chegar ao estádio para o jogo entre Itália e Costa Rica. Com a opção de estacionamentos periféricos, BRT e metrô, os torcedores fizeram a viagem até o estádio em clima de festa. Diferentemente do último sábado, quando houve problemas em aparelhos de raio-x, desta vez não se notaram problemas com filas ou tumultos.

A viagem de metrô saindo da estação central de Recife durou 40 minutos. Mais 10 minutos de circular e os torcedores chegavam à área externa da Arena. Apesar de um maior fluxo de pessoas do que na partida entre Japão e Costa do Marfim, quando muita gente ainda desconhecia o modal, o Bus Rapid Transit (BRT) funcionou com rapidez. A faixa exclusiva no percurso possibilitou aos ônibus driblar o trânsito provocado pelo feriado de São João no Estado.

 

 

O pernambucano André Lima optou pelo BRT e não se arrependeu. “Está parecendo primeiro mundo. O transporte está tranquilo, tudo novinho. Espero que essas melhorias continuem depois da Copa, porque o povo só tem a ganhar”, afirmou. O costarriquenho David Ramirez veio com o pai e o irmão para o Mundial e preferiu pegar o metrô. “Foi uma rápida maneira de chegar. Está aprovado”, avaliou.

Para o italiano Lorenzo Salmi, além da limpeza do transporte público, a atenção dos brasileiros mereceu pontos. “Estão fiscalizando bem. Perguntaram se pagamos preço justo pela cerveja. Foi a melhor sede que vi no Brasil até agora”, contou ele, que mora na Argentina e garante que voltará a visitar o país. Além das nacionalidades que vão se enfrentar e dos próprios brasileiros, muitos torcedores mexicanos, americanos e alemães lotando as arquibancadas.

Acessibilidade

O esquema de mobilidade para a Arena Pernambuco incluiu as pessoas com dificuldade de locomoção. Vans adaptadas do projeto Pernambuco Conduz, do Governo do Estado, transportam idosos e pessoas com deficiência do estacionamento do Cordeiro e do Terminal Integrado Cosme e Damião até a entrada do estádio.

O sistema beneficiou dona Brasilina Buarque, de 62 anos. Após sofrer um AVC, ela tem restrições na locomoção, mas não quis perder a chance de conhecer o estádio. “Adoro futebol e sempre acompanho o meu Sport. Já fui na Ilha do retiro várias vezes, mas queria conhecer a Arena, por isso vim. O transporte na van foi maravilhoso”, disse ela. “Foi uma boa surpresa, pois não sabia que existia esse projeto”, completou.

Laura Cortizo, do Portal da Copa no Recife

Notícias Relacionadas

BRT carioca teve seis novas estações inauguradas neste fim de semana e liga a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão
+
Tarifa é de R$ 2,15 e os usuários que desejarem experimentar o novo modal poderão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM)
+
Governo do DF divulgou balanço de ações para a Copa do Mundo. Investimentos em segurança, turismo, mobilidade urbana e aeroporto ficam para a cidade
+
Ministro do Esporte e secretário-executivo da pasta participaram do balanço final do evento, realizado no Rio de Janeiro
+