A trajetória do título brasileiro contada em fotos e vídeos

01/07/2013 - 02:33
Acompanhe, partida a partida, o caminho da Seleção até a conquista do tetracampeonato na Copa das Confederações

» Escolha o formato e baixe o pôster da Seleção Campeã:
1024 x 768; 1280 x 800; 1280 x 1024; 1366 x 768; 1440 x 900; 1920 x 1080

Uma trajetória de cinco jogos, cinco vitórias, com 14 gols marcados e três sofridos. Presente às seis sedes, o Portal da Copa acompanhou a festa da torcida e dos jogadores nas arenas construídas para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo da FIFA 2014. 

1. Belo cartão de visitas: Brasil 3 x 0 Japão, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF)

Na primeira partida da competição, em 15 de junho, o país anfitrião tinha pela frente um Japão confiante, o primeiro país a conquistar vaga para o Mundial de 2014. Nas costas da Seleção, o peso de ter que jogar e convencer, em partida considerada crucial pelo técnico Felipão para ganhar o tão importante apoio da torcida. Neymar, Paulinho e Jô foram os autores dos gols. 

Brasil x Japão

Brasil x Japão

2. Neymar brilha e fantasma é superado: Brasil 2 x 0 México, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Num dia de Neymar inspiradíssimo, o Brasil superou o trauma olímpico e ganhou com autoridade do México. Neymar abriu o marcador no início da partida, num belo voleio de perna esquerda, e fez uma jogada mágica no fim do jogo para servir Jô, que selou o marcador. 

3. Fred aparece na hora certa: Brasil 4 x 2 Itália, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

O jogo que definiu o primeiro lugar do Grupo A da competição reuniu nove títulos mundiais na partida disputada em Salvador. O Brasil conquistou uma bela vitória por 4 x 2 num duelo que marcou o despertar do atacante Fred. Depois de passar em branco nos dois primeiros duelos, ele marcou duas vezes. Os outros gols foram marcados por Neymar e Dante.

Brasil x Itália - 22.06 - Salvador - Fonte Nova

Brasil x Itália - 22.06 - Salvador - Fonte Nova

4. A testada salvadora de Paulinho: Brasil 2 x 1 Uruguai, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

O clássico sul-americano válido pela semifinal foi mordido, complicado, difícil. O Brasil saiu na frente na primeira etapa, após belo lançamento de Paulinho que Neymar dominou e tocou para defesa parcial do  goleiro Muslera. Fred estava lá para conferir no rebote. Na segunda etapa, Cavani igualou para os uruguaios e a classificação só veio na reta final da partida com um gol de Paulinho, de cabeça, após cobrança de escanteio de Neymar. 

Brasil x Uruguai - Jogo - Mineirão, em Belo Horizonte - 26.06.2013

Brasil x Uruguai - Jogo - Mineirão, em Belo Horizonte - 26.06.2013

5. Show diante dos melhores do mundo: Brasil 3 x 0 Espanha, no Maracanã, no Rio de Janeiro

A decisão marcou o encontro entre a Seleção Brasileira e o Maracanã na final contra a Espanha, esperada há tempos por todos os amantes do futebol. A apresentação mais do que convincente da Seleção Brasileira, o gol salvo em cima da linha por David Luiz e o pênalti perdido por Sérgio Ramos ajudaram o Brasil a construir uma vitória incontestável e alcançar o quarto título da competição, o terceiro de forma consecutiva. Fred (duas vezes) e Neymar foram os autores dos gols. Neymar foi escolhido o melhor jogador do campeonato. 

Brasil x Espanha - 30.06 - vitória brasileira

Brasil x Espanha - 30.06 - vitória brasileira

Brasil x Espanha - 30.06 - O jogo

Brasil x Espanha - 30.06 - O jogo

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

As duas equipes se enfrentarão em Singapura. Este será o quarto jogo do Brasil neste segundo semestre
+
Brasil enfrentará a Colômbia em 5 de setembro e o Equador no dia 9. Os jogos serão nos Estados Unidos
+
Na arena Castelão, foram 49,4 toneladas, enquanto na Fan Fest foram outras 41,4 toneladas. Atividade envolveu 350 catadores de 17 instituições
+
Taffarel será o preparador de goleiros, enquanto Mauro Silva ocupará o cargo de assistente técnico, criado para ser rotativo. Andrey Lopes será o auxiliar
+