
Esta sexta-feira, 16.08, marca a data de 300 dias para a abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014. A bola rola pela primeira vez em 12 de junho de 2014, numa partida que terá a Seleção Brasileira em campo, na Arena Corinthians, em São Paulo. A partir daí serão outras 63 partidas em 12 sedes. Seis delas já têm estádios entregues, os que foram usados na Copa das Confederações. Estádios que já mostram vitalidade e despertam o interesse dos torcedores. Nove dos dez maiores públicos do Brasileirão até agora ocorreram em estádios usados na Copa das Confederações. As outras seis seguem em ritmo acelerado para garantir a entrega até o fim do ano.
Arena da Amazônia - Manaus (AM)
Com avanço de mais de 11% desde o início de julho, a construção da Arena da Amazônia chegou a 76,18% de finalização, segundo dados divulgados pelo governo local. A entrega do empreendimento está prevista para dezembro de 2013. O estádio vai receber quatro jogos da Copa, todos válidos pela primeira fase. A frente de trabalho mais visível é a instalação da cobertura e da fachada, mas também estão sendo realizados os serviços de nivelamento e montagem do piso das rampas de acesso, as perfurações nas arquibancadas para montagem das cadeiras, instalações elétricas, equipamentos e acessórios esportivos, impermeabilizações, instalações hidráulicas e sanitárias, sistemas de ar-condicionado e sistemas especiais, como detecção e alarme de incêndio.
Arena da Baixada - Curitiba (PR)
As obras na Arena da Baixada superaram 71,43% no fim de junho de 2013, última medição divulgada pela construtora. O novo Setor Brasílio Itiberê é o ponto que mais passa por transformações. O espaço recebe novas arquibancadas, cabines de imprensa, camarotes e áreas vips. Os trabalhos de demolição em vários setores estão concluídos. A ação foi necessária para adaptar o estádio à Copa. Camarotes, cabines de imprensa, escadas de acesso, bilheterias e fosso, lojas internas, vestiários, academia e churrascaria foram alguns dos espaços que sofreram mudanças. As torres foram retiradas para a eliminação de pontos cegos. O gramado recebeu a terraplanagem e será reconstituído com elementos como drenagem, aquecimento e irrigação. Além disso, o campo foi preparado para receber os andaimes que farão a montagem da cobertura. Curitiba receberá quatro partidas da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, todas válidas pela primeira fase. O estádio terá capacidade para 41 mil espectadores. A previsão de conclusão das obras é dezembro de 2013.
Arena Corinthians - São Paulo (SP)
Palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, a Arena Corinthians alcançou 84,42% de finalização no fim de julho de 2013. O estádio no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, registrou um aumento do ritmo dos serviços de acabamento em diversas frentes, como banheiros, escadas, pisos e paredes internas e externas. Semeado em 25 de junho, o gramado já passou por um corte e segue tratado com adubos e defensivos para que esteja concluído no fim de setembro. Grupos de operários e técnicos montam as estruturas metálicas das coberturas sul e norte e colocam os vidros da fachada oeste. Além do primeiro jogo do Mundial, o estádio vai receber outras cinco partidas do torneio. O estádio terá capacidade para 65 mil torcedores. São 48 mil assentos convencionais e 17 mil lugares removíveis, exigidos pela FIFA. A previsão de entrega da obra é para dezembro de 2013.
Arena das Dunas - Natal (RN)
Os trabalhos na Arena das Dunas, em Natal, alcançaram 84% de conclusão em julho de 2013. A principal frente de trabalho é a montagem da estrutura da cobertura, que terá 20 módulos em forma de pétalas. Os serviços de drenagem e irrigação do campo foram concluídos e teve início o plantio das mudas de grama. Também estão em andamento os serviços de instalações elétricas e hidráulicas, de ar-condicionado, da colocação das escadas metálicas, esquadrias de vidro, esquadrias metálicas, além da pavimentação externa, acabamentos diversos e impermeabilização. O estádio receberá quatro partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014 e tem previsão de entrega para dezembro de 2013.
Arena Pantanal - Cuiabá (MT)
Sede de quatro partidas da Copa, a Arena Pantanal alcançou 80,26% de conclusão em 30 de junho de 2013. O estádio está na fase de acabamentos e instalações internas. A montagem da estrutura de metal da cobertura das arquibancadas será iniciada ainda neste mês. A fixação dos quatro pórticos de sustentação do “teto” já foi finalizada. As intervenções na área ao redor da arena também já são visíveis. Com capacidade para 44 mil espectadores durante o Mundial, o projeto conta com arquibancadas removíveis para 17 mil pessoas e prevê um complexo que contará com restaurantes, hotéis, estacionamentos, lagos, bosque e pista para caminhada. A entrega da obra está prevista para dezembro de 2013.
Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
As obras de modernização do Beira-Rio, em Porto Alegre, alcançaram 76,5% de conclusão em julho de 2013. A arena receberá cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014, quatro pela fase de grupos e um das oitavas-de-final. Mais uma etapa da montagem da cobertura foi iniciada em julho e a conclusão desta estrutura metálica deve ocorrer até o fim de novembro. A partir de setembro, a membrana que cobrirá os módulos começa a ser instalada. O gramado já está plantado. A previsão de conclusão das obras é para dezembro de 2013.


























































































































































































































































































