Confira a evolução das obras das arenas da Copa no fim de janeiro de 2012

31/01/2012 - 16:32
Galeria de fotos, com opção de download em alta resolução, mostra como estão os trabalhos nos 12 estádios que receberão partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014

A equipe de acompanhamento do Ministério do Esporte percorre, mês a mês, as 12 arenas que estão sendo construídas para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Confira abaixo as imagens captadas em janeiro de 2012 de cada uma delas. Há opção para download em alta resolução.

Belo Horizonte – Mineirão

O estádio para 67 mil pessoas entrou em 2012 com 100% das demolições internas e externas concluídas, e 85% do trabalho nas fundações internas e 75% nas externas finalizadas. O estádio vai abrigar três partidas da Copa das Confederações, em 2013, e seis da Copa de 2014, incluindo uma semifinal. A previsão de conclusão é 21 de dezembro de 2012.

Fotos: Monitoramento/Ministério do Esporte#

» Baixe as imagens do Mineirão em alta resolução: Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4
 


 

Brasília – Estádio Nacional Mané Garrincha

O estádio, que teve confirmada a manutenção da homenagem ao bicampeão Mundial Mané Garrincha em seu nome, alcançou 50% da obra pronta. Está prevista para o início de fevereiro a abertura de licitação para a cobertura do estádio. A arena receberá a abertura da Copa das Confederações, e, no ano seguinte, será anfitriã para a Seleção Brasileira no jogo decisivo da fase de grupos, em 23 de junho de 2014.

» Baixe as imagens do Estádio Nacional em alta resolução: Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4
 


 

Cuiabá – Arena Pantanal

As obras da Arena Pantanal estão 38% concluídas e entraram na fase de montagem de estruturas metálicas. Serão utilizadas 9,1 mil toneladas de aço. Do total, quatro mil toneladas serão destinadas aos dois últimos pavimentos dos setores Norte e Sul, desmontáveis. Essa característica possibilita reduzir em 17 mil lugares a capacidade de 43.136 assentos previstos.

» Baixe as imagens da Arena Pantanal em alta resolução: Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4
 


 

Curitiba – Arena da Baixada

A obra no estádio do Atlético Paranaense, que receberá quatro partidas do Mundial, entrou na fase de desmontagem da cobertura (refletores, estrutura metálica e telhado), que será trocada para o evento. Ainda haverá a retirada das cadeiras da arena, que terá capacidade para 37.696 torcedores, 2.589 para público VIP, e 1.197 para a imprensa.

» Baixe as imagens da Arena da Baixada em alta resolução: Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4
 


 

Fortaleza – Castelão

A obra no Castelão foi dividida em quatro etapas, duas delas já concluídas. Isso deixa a arena com uma taxa de conclusão, no fim de janeiro, de 56% de execução. A previsão é que a arena cearense seja concluída até dezembro deste ano. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações e seis jogos da Copa do Mundo.

» Baixe as imagens do Castelão em alta resolução: Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4
 


 

Manaus – Arena da Amazônia

Com quatro jogos na Copa do Mundo, a arena alcançou 33% de conclusão da obra. O estádio deverá ficar pronto até junho de 2013. Serão 43.710 lugares a um investimento total de R$ 533,2 milhões. A construtora responsável pela arena formou uma fábrica de pré-moldados no próprio canteiro de obras, reduzindo os custos de produção e operação.

» Baixe as imagens da Arena da Amazônia em alta resolução: Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4
 


 

Natal – Arena das Dunas

O estádio de Natal, que também receberá quatro jogos do Mundial, iniciou a execução do bloco de coroamento das estacas, trabalho que estava previsto para começar em março. Outra etapa antecipada foi a das fundações. Na primeira semana de janeiro, 90 estacas já haviam sido executadas.  A previsão de entrega da arena é dezembro de 2013.

» Baixe as imagens da Arena das Dunas em alta resolução: Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4
 


 

Porto Alegre – Beira-Rio

Com previsão de entrega para dezembro de 2012, o acordo entre o Internacional e a construtora que ficará responsável pelo reinicio das obras de reforma do Beira-Rio está próximo de ser firmado. O projeto prevê ainda a reforma e adequação do ginásio Gigantinho, ao lado do estádio, para que possa receber espetáculos e convenções.

» Baixe as imagens do Beira-Rio em alta resolução: Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4
 


 

Recife – Arena Pernambuco

A Arena Pernambuco tem 30% da obra concluída. O estádio, que está sendo construído em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife, tem terraplanagem terminada e as fundações em 85,4%. Para garantir a aceleração da estrutura, foi instalada uma central própria de corte e dobra de aço e a fábrica de pré-moldados foi ampliada.

» Baixe as imagens da Arena Pernambuco em alta resolução: Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4
 


 

Rio de Janeiro – Maracanã

No estádio que sediará as finais da Copa das Confederações, em 2013, e do Mundial de 2014, as obras de instalação e montagem das arquibancadas foram antecipadas em um mês. A rede de drenagem ao redor do campo, com dois metros de altura e 1,20m de largura, está sendo finalizada, enquanto a mureta que irá separar a arquibancada do campo está pronta. Já podem ser vistas, também, as novas rampas de acesso à arena.

» Baixe as imagens do Maracanã em alta resolução: Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4
 


 

Salvador – Fonte Nova

A Arena Fonte Nova, que ainda briga para sediar a Copa das Confederações, fecha janeiro alcançando 51% da obra concluída. Os meses de janeiro, fevereiro e março terão o volume de trabalho mais intenso durante a reconstrução, com mais de dois mil operários, podendo chegar a 2,4 mil. A previsão é que já em abril tenha início a instalação da cobertura.

» Baixe as imagens da Arena Fonte Nova em alta resolução: Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4
 


 

São Paulo – Arena de Itaquera

As obras na Arena de Itaquera estão 25% concluídas, segundo a construtora responsável. Do total de 3.200 estacas, 3.022 foram cravadas. Além disso, 508 blocos de concreto foram instalados, assim como 62 pilares e 88 vigas jacaré (que dão sustentação aos degraus da arquibancada). O estádio tem previsão de entrega para dezembro de 2013.

» Baixe as imagens da Arena de Itaquera em alta resolução: Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4

Portal da Copa

Notícias Relacionadas

Foram registradas 5.185 demandas nos aeroportos e 75 nos estádios das 12 cidades-sede
+
Média de torcedores nas arenas também ficou no segundo posto. Saiba outros recordes da competição
+
Dilma Rousseff ainda convidou os turistas para que retornem para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro
+
Cerca de 1,6 mil câmeras serão instaladas na capital federal, 835 delas até o fim deste ano. Cada região administrativa terá sistema de monitoramento em batalhões da PM
+